10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Número total de infetados com VIH/Sida continua a crescer no Alentejo (c/som)

O número de novos casos de VIH tratados no Hospital de Évora estão a estabilizar, mas o número total tem aumentado, em consequência da eficácia dos tratamentos e aumento de esperança de vida dos doentes. A informação é adiantada a esta Estação Emissora pelo médico de Medicina Interna António Sousa, que presta serviços na área há 18 anos. Nos últimos 6 meses, e de forma regular, têm sido acompanhados na unidade de saúde 140 seropositivos.

O profissional de saúde falou mais detalhadamente sobre a doença, frisando que se no início o grupo de infetados era composto, principalmente, por toxicodependentes que consumiam droga por via endovenoso e homossexuais, grupos que tinham maiores comportamentos de risco, hoje a realidade é diferente. A infeção é transmitida, em maior número, através de relações heterossexuais, sendo que o grupo das mulheres tem apresentado um número crescente de novos casos. António Sousa deixa ainda o alerta que “ a ideia que o VIH é uma questão de grupos muito circunscritos é preconceituosa e ultrapassada que pode fazer vítimas”.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/sida%20medico_28junho.MP3{/saudioplayer}

O programa nacional para a infeção do VIH/Sida estima que em Portugal existam 70 mil pessoas infetada mas apenas 22 a 25 mil estão em tratamento. 35 mil pessoas estarão infetadas sem saber e as restantes sabem mas não estão ainda referenciadas para tratamento.

Populares