9.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O Alentejo Social Innovation Safari “pretende mostrar às pessoas onde é aplicado o dinheiro que vem da UE”, diz Alexandra Correira (c/som)

Decorreu esta terça feira, dia 10 de março de 2020, o evento ‘O Alentejo Social Innovation Safari’, organizado pelo Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, que consistiu em visitas a vários projetos apoiados por fundos comunitários na região do Alentejo Central.

No final do Safari que a Rádio Campanário acompanhou na integra, falámos com Alexandra Correia, coordenadora do Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral, que fez o balanço da atividade.

Alexandra Correia começa por explicar que “é a terceira atividade de um grupo de safaris que organizámos no âmbito deste projeto”, referindo que “penso que correu bastante bem”.

A coordenadora refere que “a ideia era mostrar alguns dos projetos no âmbito da inovação social que foram financiados por fundos de coesão”

“No fundo pretendemos mostrar às populações onde é aplicado o dinheiro”
Alexandra Correia 

Naquilo que concerne aos projetos visitados, Alexandra Correia considera que “as visitas de hoje demonstraram bem o interesse e a pertinência que estes projetos têm para o nosso território”.

Para a coordenadora estes projetos “por um lado contribuem para resolver ou amenizar alguns problemas que existem na região, por outro estimulam novas formas de organização”.

Alexandra Correia explica que “começámos por visitar o Espaço do Tempo que recebe apoios na área cultural, visitámos também a Herdade do Freixo do Meio, que apresenta um projeto de grandes dimensões na área da sustentabilidade, o Monte Dentro que é um projeto que trabalha com públicos desfavorecidos e terminámos aqui na Fundação Eugénio de Almeida que se tem afirmado nestas áreas da inovação social”.

A coordenadora afirma que “todos estes projetos têm em comum o facto de terem tido apoios dos fundos europeus”.  

Populares