18.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O Dr. Gabriel Jaleco foi inovador e empreendedor no concelho, alguém a quem V.V deve muito” diz Pres. Da Câmara(c/som e fotos)

Decorreu hoje, pelas 18h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Vila Viçosa, uma Homenagem Pública a Gabriel Jaleco (1934-2006), fundador e diretor do jornal “O Calipolense”.
 

A Rádio Campanário marcou presença nesta Homenagem Pública e falou com Inácio Esperança, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, a respeito da cerimónia de homenagem a uma das figuras de Vila Viçosa e que tanto contribuiu para a comunicação no anos 70.
 

A Rádio Campanário começou por questionar o presidente da autarquia calipolense sobre a ideia da homenagem e o objetivo da mesma, ao qual o presidente começou por referir que “a homenagem surgiu de uma conversa com o filho, porque nós sabíamos que “O Calipolense” fazia 50 anos este ano, ou seja, o aniversário da sua primeira edição” acrescentando “o Dr. Gabriel Jaleco era alguém que eu tive a felicidade de conhecer durante a minha juventude em Évora, já noutras funções, é um homem daqueles que podemos dizer que há pessoas que a vida passa por elas e há outros que passam pela vida. De facto o Dr. Jaleco passou pela vida.”

Inácio esperança sublinha ainda que o homenageado “ Não teve só a ideia de criar um jornal em Vila Viçosa, foram tertúlias, foi o futebol, foi diretor de quase todo o associativismo em Vila Viçosa, ajudou muito também o Clube Desportivo de Vila Viçosa O Calipolense, foi um empreendedor, construiu um prédio, uma padaria, um café, um supermercado, foi muito inovador para a época. A sua esposa, que era médica, consultava muitas pessoas em Vila Viçosa, no prédio que ele construiu, muita gente que viveu essa época recorda-se certamente da esposa do Dr. Gabriel, que é alguém a quem Vila Viçosa deve muito.”

 

O Presidente da Câmara de Vila Viçosa recorda ainda o facto de “Quando foi para Évora, no final dos anos 70, criou outro jornal lá, e nessas páginas de jornal, Vila Viçosa estava sempre com notícias na primeira página ou com notícias em destaque, portanto, foi de facto um dos grandes amigos de Vila Viçosa, por isso, é merecedor desta homenagem e a Câmara Municipal decidiu, com autorização da família, colocar online todos os números do jornal. Em princípio, a partir de segunda-feira, eles já estarão todos digitalizados, não o fizemos antes para assinalar a data de hoje, mas a partir de segunda-feira, vai estar disponível, na página da Câmara, todos os números d’O Calipolense que foram editados.”

 

Inácio Esperança, a propósito de já antigamente existirem pessoas ligadas a Vila Viçosa que tinham um propósito muito claro de a promover, referiu que “o Dr. Gabriel Jaleco foi um pensador, foi alguém com opiniões muito fortes, também era controverso, não era um homem de consensos fáceis, era um homem com opinião e personalidade fortes, e que marcou sem dúvida a sua época.” Ainda assim realça “houve quem o amasse, houve quem o odiasse, mas é alguém a quem nós devemos muito, a quem a nossa cultura e informação deve muito, porque foi de facto um dos pioneiros em Vila Viçosa”.

{gallery}HomenagemGabrielJaleco{/gallery} 

Populares