21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O livro “A Cultura Popular, os Encontros e Desencontros de Poetas” foi apresentado em Vila Viçosa. “É uma homenagem ao povo alentejano nas suas tradições e culturas”, diz João Madureira (c/som e fotos)

O Centro de Documentação do Pão, associação cultural sediada em Terena, apresentou na tarde de sábado, 15 de novembro, pelas 15h30, no Salão da Sociedade Filarmónica União Calipolense em Vila Viçosa, o livro “A Cultura Popular, os Encontros e Desencontros de Poetas” de que foram coordenadores João Madureira e João Godinho.

Um espaço que se tornou pequeno para as muitas pessoas que quiseram conhecer a obra.

O trabalho foi elaborado tendo por base os arquivos do Centro Cultural Popular Bento de Jesus Caraça, onde constam depoimentos, reportagens, e poesias de 30 poetas e contempla memórias significativas do Alentejo na década de 1980. 

A Rádio Campanário esteve presente a fim de reportar a iniciativa.

Parafraseando Fernando Pessoa, “Deus sonha, o Homem quer e a Obra nasce”, João Madureira o mentor deste projeto sem querer evidenciar qualquer tipo de protagonismo e parco em palavras refere que o projeto “foi preparado por um conjunto de homens e mulheres que há 40 anos trabalhamos em cultura, é uma homenagem ao povo alentejano nas suas tradições e culturas”.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Joao%20madureira17nov14.mp3{/play}

Camilo Mortágua, presidente da assembleia Geral do Centro de Documentação do Pão explica que o Centro “é o herdeiro de muitos trabalhos e muita dedicação de gente que foi capaz de ao longo da vida ir armazenando documentos de outras vidas e outras histórias e penso que utilizando esses testemunhos e documentos pode motivar, ainda hoje, que outras pessoas continuem”.

Camilo Mortágua diz ainda que a edição do livro “A Cultura Popular, os Encontros e Desencontros de Poetas” foi “suportada, dinamizada, alimentada e realizada pelo empenho de João Madureira”.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Camilo%20Mortagua17nov14.mp3{/play}

Inácio Ludgero, fotojornalista responsável pela exposição do filme documentário do cante, em declarações à Rádio Campanário conta que a sua participação neste projeto surgiu através de um encontro furtuito com João Madureira, “pediu-me as fotos para este livro e não se deve recusar estes convites e darmos os testemunhos de uma coisa passada há 28 anos”.   

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Inacio%20Ludgero17nov14.mp3{/play}

Populares