8.7 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O património sineiro de Évora é especial. Este carrilhão tem sinos de 1856” diz Rodrigo Paula, coordenador do projeto(c/som)

No âmbito do projeto PASEV – Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora (CESEM-CIDEHUS/Universidade de Évora), dá-se início hoje, segunda-feira, o processo de restauro do conjunto de 10 sinos e um teclado de transmissão que constituem o pequeno carrilhão da Igreja de Santo Antão.

O restauro será feito pela Fundição de Sinos de Braga Serafim da Silva Jerónimo & Filhos Lda.

A Rádio Campanário falou com Rodrigo Teodoro de Paula , coordenador do projeto, que começou por nos referir “ este projeto é realizado por dois centros de investigação da Universidade de Évora e é uma das iniciativas que integram o conjunto de outras iniciativas.”

Este projeto refere “está em andamento há cerca de dois anos e começa hoje a intervenção nos sinos da Igreja de Santo Antão em Évora.”

Rodrigo Paula acrescenta-nos ainda “nesta igreja há este conjunto de 10 sinos, oito deles concebidos em 1856 e trata-se de um conjunto que ficou desativado durante vários anos.” Necessita agora de intervenção, numa reparação orçamentada em cerca de 17 mil euros.

A retirada dos sinos decorre esta tarde. O projeto de restauro tem o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Fundação Eugénio de Almeida, da Câmara Municipal de Évora, da Tagus-Atlanticus Associação Cultural, e tem a coordenação do Investigador Doutor Rodrigo Teodoro de Paula.

Rodrigo paula sublinha ainda que “Évora tem um património sineiro da maior importância, não só para Évora mas também para Portugal” pelo que o objetivo deste projeto é “em fevereiro possa estar pronta a recuperação e possa ser feita e reinauguração do Carrilhão da Igreja de Santo Antão como ele merece.”

 

 

Populares