10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O peixe do rio está a fazer um caminho de valorização que é importante para o Alandroal, Alqueva e o Alentejo”, diz João Grilo, pres CM Alandroal (c/som)

O terceiro e último curso de cozinha de Pescado do Rio, inserido na XIII edição da Mostra Gastronómica, decorreu hoje, dia 12 de março, no Fórum Cultural de Alandroal.

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo e do Chefe José Júlio Vintém, proprietário do TombaLobos em Portalegre.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com João Grilo que fez um balanço “muito positivo” sobre os três cursos de cozinha. “A ideia é mostrar outras possibilidades e convidar as pessoas a saírem da zona de conforto em relação ao peixe do rio”, declara o presidente.

O principal objetivo passou por ensinar “outros públicos e outras pessoas que até aqui não conheciam o peixe do rio. Puderam ficar a conhecê-lo através do contacto com outras formas de o confecionar”, afirma.

Este curso foi também transmitido online e nesse aspeto traz uma importante vantagem que passa por “poder ser visto e revisto por qualquer pessoa a qualquer momento”.

O presidente da Câmara de Alandroal, assume que sente ao fim “destes anos de aposta no peixe do rio, muita gente foi conhecendo um produto que não se valorizava” adiantando que agora está a fazer um “caminho importante porque é um ativo de Alandroal e de toda a região do Alqueva e do Alentejo”.

Os produtos locais devem, deste modo, ser trabalhados de maneira a agarrar na “essência e fazê-lo chegar a mais pessoas” mostrando “formas inovadoras e diferentes” de confecionar e fazer com que isso “ajude a economia local, para que haja mais gente a cozinhar”.

No final dos cursos, que contou com casa cheia “o feedback é muito positivo” pois as “continuam a vir”, apesar de “não termos o modelo de feira que já tivemos” e de todos os agravamentos que se fazem sentir nos dias de hoje.

Há um conjunto de situações que faz com que as pessoas pensem duas vezes antes de saírem de casa”, no entanto, João Grilo revela que os indivíduos “fazem questão de me dizer “olhe Presidente, já cá estamos outra vez, o nosso grupo veio outra vez” isso para nós é muito gratificante” confessa.

No que diz respeito a próximos projetos do peixe do rio, o presidente assume que pretende inovar “temos de fazer mais ainda, não podemos ficar só nestes 15 dias de março na promoção da gastronomia do peixe do rio, queremos criar uma dinâmica ao longo do ano”.

Para essa dinâmica, João Grilo indica que apostará em “momentos que vão envolvendo mais ainda os produtores e restaurantes locais e que a pretexto da gastronomia do peixe do rio consigamos também trabalhar outras gastronomias do concelho”.

Deste modo, é preciso constituir “apostas consistentes para ao longo dos anos irmos ganhando o respeito e a presença das pessoas”, completa.

Populares