19.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Parque Mineiro de Aljustrel abre ao público no Dia de Santa Bárbara, Padroeira dos Mineiros

No próximo dia 4 de dezembro, Dia de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, o Município de Aljustrel vai proceder à cerimónia de abertura do Parque Mineiro de Aljustrel. Os primeiros meses vão ser dedicados à população e às entidades locais, com visitas mediante marcação.

O ato solene acontecerá, pelas 10:00 horas, no recém-criado Centro de Receção e Interpretação do Parque Mineiro de Aljustrel (CRIPMA), que vai também pela primeira vez abrir a sua atividade e ser apresentado.

O executivo municipal escolheu esta data simbólica, Dia de Santa Bárbara, para prestar homenagem a todos os mineiros e a toda a comunidade mineira, colocando ao dispor do concelho, da região e do país uma nova oferta turística diferenciadora.

As visitantes guiadas ao Parque Mineiro de Aljustrel vão ser efetuadas, mediante marcação prévia e sujeitas ao limite diário, nomeadamente através do email parquemineiro@mun-aljustrel.pt ou do contacto telefónico 284 009 131.

O objetivo da Câmara Municipal de Aljustrel é, nesta fase, dar a conhecer esta nova oferta turística, que assenta os seus pilares na preservação do património e da memória, primeiramente à comunidade local.

O Parque Mineiro de Aljustrel estará, assim, nestes primeiros meses, a funcionar em regime de “Soft Opening”, termo utilizado no setor do turismo para designar uma “pré-abertura”, dando à população e às entidades locais a oportunidade de se familiarizarem com esta nova infraestrutura e produto turístico.

Em março o Município de Aljustrel, em articulação com a Turismo do Alentejo e o Roteiro de Minas de Portugal, irá fazer uma grande apresentação e lançamento do Parque Mineiro de Aljustrel na Bolsa de Turismo de Lisboa, mobilizando os diferentes operadores turísticos.

No dia de inauguração o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) fará, na sala de exposições temporárias do Centro de Receção e Interpretação do Parque Mineiro de Aljustrel, a antestreia da “Exposição e montagem em postura de vida do estegossauro de Atouguia da Baleia (Miragaia longicollum)”.

Miragaia longicollum foi estudado e classificado como uma nova espécie e género de estegossauro em 2009, sendo este exemplar do LNEG o mais completo estegossauro descoberto na Europa e o dinossauro mais completo descrito em Portugal e que poderá, até março, ser apreciado em Aljustrel.

Recorde-se que o Parque Mineiro de Aljustrel é um produto estruturado, que alberga diversas valências, onde se inclui a visitação a uma antiga galeria mineira, mas onde são contempladas diversas infraestruturas de património industrial, a própria paisagem mineira e a vila de Aljustrel.

O objetivo deste Parque Mineiro é dar ainda a conhecer as mais- valias e todos os pontos de interesse de Aljustrel, uma vez que a identidade e as vivências não podem ser dissociadas deste riquíssimo e vasto património.

Populares