8.1 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Obra recomeça hoje no Cine Teatro Florbela Espanca em V. Viçosa, após dois meses e meio do incêndio.

A Assembleia Municipal de Vila Viçosa reuniu ontem (dia 16 de outubro) na segunda sessão extraordinária) 

A sessão teve lugar no Salão nobre dos Paços do Concelho, a Rádio Campanário transmitiu a sessão em direto e no final falou com o presidente da Câmara relativamente ao 8ª ponto “reabilitação do Cineteatro 2ª fase” um assunto crucial para os Calipolense, que esperam ansiosamente pelo progresso da requalificação do Cineteatro.

No final a Rádio Campanário abordou o Presidente da Câmara Inácio Esperança no sentido de obter informações atualizadas sobre os recentes desenvolvimentos

 Que nos adiantou “recebemos recentemente a decisão do Ministério Público, que optou por não acusar ninguém e arquivar o caso, alegando a falta de indícios de crime.

Segundo adiantou o autarca; “O relatório do Ministério Público, a situação está relacionada com riscos elétricos, no  entanto, ainda não tivemos acesso completo ao relatório da Polícia Judiciária, que deu origem a esta decisão, os nossos serviços jurídicos estão em contacto com o Ministério Público para obterem acesso ao relatório completo da Polícia Judiciária, mas até agora, tivemos apenas acesso a partes do relatório, que foram citadas pela delegada do Ministério Público.

Entretanto, a  polícia a Judiciária já nos deu luz verde para avançarmos com a obra, contudo precisávamos da aprovação da Assembleia Municipal para recomeçar a obra e garantir os recursos financeiros necessários.

 Questionado sobre a questão financeira para a segunda fase da Obra do Cine Teatro Florbela Espanca depois do incendio? Inácio Esperança avança” (…) Estamos a planear executar cerca de 900.000 a 1.000.000 de euros do financiamento de 2020 até o final do ano, envolve trabalhos na subcobertura, na cobertura e na colocação de telhas, que são fundamentais para evitar danos ao Cineteatro causados por chuvas, além disso, temos que remover os escombros, e tentar revestir as paredes internas.

 (…) o nosso objetivo é concluir esses trabalhos até dezembro e todo o equipamento de áudio e vídeo necessário esperamos atingir o montante de 1.000.000 de euros ainda utilizando o financiamento de 2020.

O restante financiamento virá dos seguros, de fundos de 2030, e procuraremos outras fontes de financiamento conforme necessário, os seguros receberam o relatório da Polícia Judiciária e estão a analisá-lo, depois disso, teremos de solicitar o pagamento inclusive já fizemos esse pedido, mas fomos informados de que ainda não há uma identificação clara da origem do incidente.

 após todos os desafios enfrentados, o custo total da requalificação do Cineteatro aumentou para cerca de 2.900.000 euros, inicialmente estava orçamentado em 1.009.000 euros, a maior parte deste aumento deve-se aos danos causados pelo incêndio, que representaram cerca de 740.000 euros, e aos custos adicionais de remoção dos escombros, que somam mais 70.000 euros.

Estamos em condições de iniciar a obra já hoje, assinamos também hoje (17 de outubro) o auto de consignação da Empreitada da segunda fase da obra.

Pode ler ainda Incêndio no Cine-Teatro Florbela Espanca em Vila Viçosa(em atualização)!(c/Fotos)

Pode ler ainda Presidente da CM de Vila Viçosa promete esforços para recuperar o Cineteatro atingido pelo incêndio (c/som)

Pode ler ainda V. Viçosa: É preciso 1 milhão de euros para voltar a reabilitar o cineteatro Florbela Espanca após incêndio

Populares