24.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Odemira: semana gastronómica do medronho e do mel começa hoje

Vários restaurantes do concelho de Odemira participam, a partir de hoje e até 2 de abril, na semana gastronómica do mel e do medronho.

Medronho e Mel e são os ingredientes em destaque na Semana Gastronómica que irá decorrer no concelho de Odemira entre o dia de hoje, 25 de março, e 2 de abril, com a participação de diversos restaurantes com o objetivo de promover dois dos produtos locais com maior qualidade e tradição.

A iniciativa contará com a participação com estabelecimentos do litoral e interior do concelho de Odemira, nomeadamente da “Adega 22/Restaurante Margens da Planície”, “Porto das Barcas” e “Tasca do Celso” bem como da pastelaria “Pão, Café e Companhia”, em Vila Nova de Milfontes, do restaurante “Sabores e Mar”, na Longueira (Freguesia Longueira/Almograve), Restaurante Marisqueira “A Chaminé”, no Brejão, e Restaurante Marisqueira “Sol Dourado”, na Zambujeira do Mar (Freguesia de São Teotónio), Restaurante Casa do Lagar, em Colos e o restaurante “O Escondidinho do Poço” em Odemira (Freguesia São Salvador e Santa Maria). Nas ementas estarão as mais variadas propostas de pratos, petiscos e sobremesas aromatizados com medronho e mel.

Paralelamente à Semana Gastronómica será também dinamizada a atividade “Segredos do Medronho do SW”, na qual a população é convidada a visitar, entre os dia 27 de março e 1 de abril, unidades de transformação de medronho com inscrições gratuitas em www.cm-odemira.pt. Para o dia 31 de março, a partir das  17h30 horas, está ainda agendada para o Espaço CRIAR, em Odemira, a atividade “Degustação Segredos do Medronho”, na qual o público poderá conhecer e provar produtos à base de medronho, como aguardente e cocktails, participar no workshop de comida com produtos de medronho e assistir a um momento musical. Ambas as iniciativas são dinamizadas pelo Município de Odemira em parceria com a ARBUTUS – Associação para a Promoção do Medronho.

O concelho de Odemira tem bastante tradição na produção de medronho e de aguardente à base de medronho, com grande qualidade. Também o mel tem significativa produção local, sendo apontado como um mel de elevada qualidade. Ambos os produtos são considerados como estratégicos para o desenvolvimento e dinamismo económico do concelho

Populares