34.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Julho 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Operação “Carnaval 2016” sem mortos nas estradas do distrito de Évora (c/som)

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 15 acidentes, um ferido grave e três feridos leves, no âmbito da operação “Carnaval 2016”, que decorreu entre os dias 5 e 9 de fevereiro.

Em declarações à Rádio Campanário, o Capitão Ricardo Samouqueiro refere que foram registados menos oito acidentes comparativamente ao ano transato, mas mais um ferido grave e menos cinco feridos leves.

O militar declara que “foram fiscalizados 1038 condutores, registaram-se 12 infrações por condução sob a influência do álcool das quais resultaram sete detidos com taxa de álcool no sangue, igual ou superior a 1,2g/l e 67 excessos de velocidade, 197 contraordenações de diverso âmbito”, realçando, “oito por utilização indevida do telemóvel durante a condução, seis por falta de inspeção periódica obrigatória, quatro por falta de seguro, quatro por deficiente acondicionamento da carga e excesso de carga e seis por anomalias nos pneumáticos”.

Neste período e segundo Ricardo Samouqueiro foi detido um individuo por desobediência qualificada.

Instado, realça que quando são planeadas as operações, é tido em conta “o máximo potencial de meios que conseguimos empenhar no decorrer da operação, são sempre tidos como os meios adequados para a realização da mesma”.

A nível nacional, durante os cinco dias da operação, e comparativamente a igual período de 2015, registaram-se 871 acidentes (menos 111), três mortos (igual), 15 feridos graves (mais quatro) e 273 feridos leves (mais dois).

Dos cerca de 21 mil condutores fiscalizados, foram registadas neste período 2113 infrações por excesso de velocidade, 818 por condução sob a influencia do álcool (279 detidos com taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2g/l, 320 pela incorreta ou não utilização do cinto de segurança e 319 por utilização indevida do telemóvel durante a condução.  

Populares