12.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Operação “Carnaval 2024” da GNR terminou com 251 pessoas detidas por condução com álcool

O Carnaval terminou e a Guarda Nacional Repúblicana efetuou o balanço da operação “Carnaval 2024”, operação que esteve em vigor durante estes dias, com o reforço da fiscalização nas estradas portuguesas.

De acordo com a GNR, entre os dias 05 e 14 de fevereiro, foram fiscalizados 57 233 condutores tendo sido detetados 655  condutores com excesso de álcool.

Destes,  251 foram detidos por possuírem uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l e detidas 97 pessoas por conduzirem sem habilitação legal. Foram ainda levantados 1 071 autos de contraordenação por excesso de velocidade.

No mesmo período, destacam-se ainda as seguintes infrações:

  • 749 por falta de inspeção periódica;
  • 283 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
  • 187 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 183 por utilização indevida do telemóvel durante a condução.

No que diz respeito à sinistralidade rodoviária, a GNR, na sua área de responsabilidade, registou 2 139 acidentes, dos quais resultaram em 4 vítimas mortais, 39 feridos graves e 631 feridos leves.

Recorde-se qee esta operação intensiva de sensibilização, patrulhamento e fiscalização da GNR incidiu sobretudo nos locais de festividades, estabelecimentos comerciais onde se procedeu à venda de artigos pirotécnicos e nos eixos rodoviários de acesso às principais zonas onde ocorram festividades associadas ao Carnaval.

Populares