8.7 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Os agricultores têm que ser competitivos e produzir o que lhes permite ganhar dinheiro”, diz Presidente da ANPROMIS (c/som)

O aumento do preço de mercado e o ano húmido de 2013 contribuíram para o aumento da área cultivada com milho grão em Portugal, um aumento que se traduziu na ordem dos 7%, cerca de 7 mil hectares, passando de 94.784 hectares em 2012 para 101.766 hectares.

Segundo Luís Vasconcelos e Sousa da Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), tal aumento não significa, na prática, um maior volume de negócios visto que durante a campanha os preços baixaram, no entanto a cota de exploração foi positiva.

O Presidente da ANPROMIS disse que a zona do Alentejo contribuiu para este aumento, havendo um reforço nesta zona do país, apesar de Portugal ter um défice muito significativo no milho, produzindo-se apenas 1/3 do que se consome, havendo muito espaço para crescer.

A finalizar Luís Vasconcelos e Sousa acrescenta que Portugal tem que produzir, os agricultores têm que ser competitivos, produzir o que lhes permite ganhar dinheiro e estar no mercado.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/ANPROMIS%2014%20FEV.MP3{/play}

Depois das regiões de Entre Douro e Minho e Lisboa e Vale do Tejo, o perímetro de rega do Alqueva é a terceira maior zona de produção de milho em Portugal. Produzem-se cerca de 100 mil toneladas de milho e existem cerca de 48.600 hectares de área com boa aptidão para a cultura, dos quais 12.600 têm uma elevada aptidão.

 

Segundo a ANPROMIS, o milho, a cultura arvense mais representativa da agricultura de regadio nacional, à frente da aveia, dos trigos, do triticale e do arroz, ocupa 40% da área total e representa mais de 80% da produção de cereais em Portugal.  

Populares