8.7 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Os melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal…três estão no ALENTEJO!

Portugal está repleto de trilhos sinalizados e de rara beleza, com passagens por bosques e cascatas.

O desporto feito ao ar livre ou apenas momentos de lazer com paisagens deslumbrantes, ganha cada vez mais adeptos.

De entre os 14 melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal, destacados num artigo da Vortexmag, três são no Alentejo:

– Trilhos do Conhal (Nisa)– um percurso circular de 11 km parte do Arneiro, aldeia piscatória no Norte do Alto Alentejo, com redes e barcos de pesca nas ruas. Comece o trajeto mesmo no centro da localidade seguindo o caminho ao longo de parte da Serra de São Miguel, e depois até ao topo sul das Portas do Ródão, a partir do qual pode observar-se de perto o voo dos grifos que ali nidificam. 

-Percurso Pedestre de Marvão (Marvão)– um caminho circular, com 8 km, inicia-se em Portagem, encosta acima pela antiga estrada romana que atravessa um bosque de carvalhos, castanheiros e sobreiros, e que termina perto da Igreja do antigo convento da Senhora da Estrela. Daqui consegue avistar ao longe o Alto de São Mamede, o local mais elevado da Serra com o mesmo nome, junto a Portalegre. Mesmo ao lado, encontra a entrada para a vila de Marvão, que poderá visitar mais tarde. Seguindo o percurso, irá descer até Abegoa e Fonte Solta. Entretanto, o caminho em terra batida volta a encontrar a calçada medieval, sinal inegável que falta pouco para voltar até junto do Sever.

-Rota Vicentina (Santiago do Cacém)– Este trilho de 340 km, com partida em Santiago do Cacém e chegada no cabo de São Vicente, é para si. Ao longo do caminho, conseguirá conhecer ao pormenor toda a riqueza cultural, paisagística e social daquele que é um dos mais bem preservados troços costeiros da Europa, que percorre os concelhos de Santiago do Cacém, Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo. A zona está dividida em 2 percursos: o caminho histórico, que segue pelo interior, e o trilho dos pescadores, que segue pelo litoral, e que acabam por se cruzar em Porto Covo e Odeceixe.

Populares