18.7 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Parar é Morrer…Os Cantadores de Redondo existem há quase 50 anos e não vão parar” Diz António Eduardo(c/som)

 

Falar em Redondo obriga-nos a falar automáticamente em vinho e no Cante alentejano, para além de outras tradições que a esta Vila Alentejana vai mantendo vivas apesar do passar dos anos.

Na área do cante Alentejano, o Grupo cantadores de Redondo é uma marca da Vila, do alentejo e do País.

Na tarde de ontem, no âmbito da marca wineland, criada pelo Municípiode Redondo, decorreu a iniciativa  A Taberna: “Tascas, Castas e cantigas”, num pe´riplo pelas tabernas e tascas da Vila, que em tempo já foram locais muito frequentados mas que hoje estão de portas fechadas. Ainda assim, o tempo não apagou a sua história.

A animação musical da iniciativa, que contou com inúmeros participantes, ficou a cargo do Grupo Cantadores de Redondo.

A Rádio Campanário, que acompanhou a iniciativa, falou com António Eduardo, um dos membros fundadores do grupo que está prestes a celebrar 50 anos de vida.

António Eduardo começou por nos referir “faz parte deste grupo desde que o mesmo foi criado por volta de 1975.”

Com a boa disposição característica deste grupo, explica “ dos que começámos já só estamos meia dúuzia pois os restantes já cá não estão mas ainda bem que o Grupo continua.”

António eduardo considera que “este tipo de inicitivas devem existir” acrescentando contudo que o nome escolhido para esta marca de Redondo-Wineland-devia ser Português e não Inglês.

Este membro dos Cantadores e redondo deseja que “o Redondo não pare e que as pessoas possam vir visitar-nos.”

António Eduardo, a residir em França há quase 40 anos, agora já reformado, garante que vai agora estar mais nesta Vila Alentejana, que transporta no coração, esteja onde estiver.

Para este elemento dos Cantadores de Redondo, “estas iniciativas servem para unir, ainda mais , as pessoas à tradição e cultura de Redondo.”

No que diz respeito ao Grupo Cantadores de Redondo, diz-nos “não sei quais são os projetos para o futuro” mas de uma coisa está certo “Parar é morrer e o grupo Cantadores de Redondo não vai parar.”

O grupo de Cantadores de Redondo é a expressão viva da tradição coral polifónica alentejana.

Populares