8.1 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Peixes mortos e poluição em Ribeira de Arronches inquietam Quercus:“Apresentámos queixa na GNR” diz Pres. José Janela(c/som e fotos))

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus foi alertado para a morte de peixes no rio Caia, concelho de Arronches. Verificámos no local, junto à vila de Arronches, a poucos metros da ponte do Crato sobre o rio Caia, a morte de peixes e a água poluída.

Segundo avança a Quercus,  a ribeira de Arronches, afluente do rio Caia está poluída, junto à ponte de Santa Maria, na estrada Nacional 371, há descargas efluentes (embora a água da ribeira também já venha poluída a montante desse local).

A Rádio Campanário falou com José Janela, Presidente do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus, que nos fez o ponto de situação começando por referir “o alerta foi dado pela população local de Arronches” acrescentando que esta situação terá ocorrido “após as chuvadas de 02 de setembro.”

José Janela adianta ainda que após visita ao local a Quercus constatou “que ainda há peixes mortos no local apesar de alguns já terem sido levados desconhecendo-se para a fonte de poluição.”

No que diz respeito á situação da poluição da Ribeira de Arronches, José Janela refere “não está ligada à situação da morte dos peixes.”

José Janela considera  ainda“ser urgente que se investigue estes dois problemas.”

A Quercus, explica ainda “apresentou duas queixas ao serviço de Proteção da Natureza da GNR dando conta destas duas situações.”

 

 

Fotografias:

Emílio Moitas: peixe morto no rio Caia

Madalena Caetano/Quercus: peixes mortos junto a pedras no rio Caia

José Janela/Quercus: ribeira de Arronches poluída e descarga poluente na ribeira

Populares