8.7 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Plano de Rega de Alqueva “é um projeto de desenvolvimento da região bem sucedido”, diz Ministro da Agricultura (c/som)

Como a Rádio Campanário oportunamente noticiou, o Governo decidiu candidatar o financiamento da extensão do empreendimento do Alqueva ao Plano Juncker, que implica a criação de mais 45 a 47 mil novos hectares de regadio, obra com um custo estimado de 213 milhões de euros, cujo financiamento não foi anteriormente assegurado, pelo que o Governo está a negociar um empréstimo com o Banco Europeu de Investimentos (BEI).

Caso venha a ser aprovado o financiamento, este sistema de regadio poderá ser capaz de aproveitar a água melhor do que o previsto, pelo que se verifica agora que, com a mesma água poderá ser regado mais terreno, desde que se construam as infraestruturas necessárias.

Em declarações à Rádio Campanário, à margem da cerimónia de inauguração da ExpoReg 2016, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, referiu que o Alqueva já provou que “é um projeto de desenvolvimento da região, bem sucedido, e a prova disso é que graças a modernos e eficientes sistemas de rega, foi possível com a mesma água aumentar a área de regadio. O projeto estava inicialmente previsto para 110 mil hectares e já tem neste momento 120 mil e estamos a trabalhar no sentido de expandir para quase mais 50 mil, quase a duplicar a área inicial do projeto”.

No entanto Capoulas Santos diz que neste momento existe um constrangimento financeiro, uma vez que o Governo anterior não assegurou a obra, “mas agora queremos encontrar financiamento para os 50 mil hectares que temos potencialidade para realizar e um desses blocos é precisamente em Reguengos, onde os viticultores estão com grande dificuldade para regar as suas vinhas”.

O governante fala da importância do sistema de rega para os viticultores, já que quando não existem caudais suficientes que permitam aguentar um ano de seca, no ano seguinte é um problema, e é o que está a acontecer agora. É de uma grande importância para os viticultores que exportam e é muito importante para o equilíbrio da balança comercial que continuem a exportar e para continuar a exportar precisam de ter condições para produzir e uma das condições é terem água disponível”.

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural espera que “ a negociação que está em curso com o Banco Europeu de Investimento, no âmbito do Plano Juncker, seja bem sucedida, começamos há cerca de dois meses e estamos com uma negociação que se vai ainda prolongar até perto do fim do ano. Se assim suceder, teremos garantidas as condições para que até 2020 ampliemos em 47 mil e 500 hectares a área de Alqueva, em que um bloco é no concelho de Reguengos”.

Populares