36.5 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Julho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portel comemorou a sua “identidade”e “reviveu” a sua história com Feira Medieval, afirma o autarca (c/som e fotos)

Foi inaugurada, na passada sexta-feira (13 de Outubro), a VI Feira Medieval em Portel, que decorreu entre os dias 13 e 15 deste mês.

O certame teve início com um teatralização, onde foi recriada a autorização cedida por El-Rei D. Afonso III para a construção do Castelo e da Fortaleza no sítio que melhor agrade a D. João Peres de Aboim.

Em declarações à Rádio Campanário, o presidente do município de Portel, José Grilo, sublinha ser um evento que “tenta comemorar a nossa identidade e reviver a nossa história”.

Segundo o autarca, pretende-se com este evento “dar animação ao concelho e ao Alentejo”, tornando-o “num destino turístico”, onde, quem visita, tem a oportunidade de provar os produtos regionais, a gastronomia bem como todas as atividades relacionadas com a era medieval.

José Grilo refere que o evento “tem sempre expressão” na economia local, realçando que os visitantes “estão distribuídos pelo nosso comércio”, acabando por colaborar financeiramente com os comerciantes.

Norberto Patinho, presidente da Assembleia Municipal de Portel, declara que o certame “já faz parte dos eventos que a Câmara de Portel leva a efeito todos os anos”, acrescentando que “está mais agradável”, tendo em conta a calendarização, que acabou por ser “desviado do período eleitoral”.

De acordo com o presidente da Assembleia Municipal, não havendo tanta feira pelos dias em que decorreu, é natural “que haja uma maior concentração de pessoas”, esperando que possa “contribuir para uma resposta no distrito e no Alentejo que se complemente de forma ordenada” entre os vários concelhos da região.

{gallery}portel_feira_medieval17{/gallery}

Populares