10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Porto de Sines recebe embarcação Russa carregada de Gás Natural

Uma imponente embarcação, o Vladimir Vize, carregada com gás natural liquefeito russo, atracou no terminal do porto de Sines no último domingo. Partindo de Sabetta, uma localidade situada na Federação Russa, onde uma central de gás natural liquefeito e um porto estão em operação, o navio traçou um curso ao norte da Noruega em direção a um destino inicialmente incerto. No entanto, a embarcação chegou à costa portuguesa, ancorando com sucesso no terminal de Sines.

Com a bandeira de Hong Kong a tremular, o Vladimir Vize chamou a atenção ao navegar por águas internacionais na sua jornada rumo a Portugal. O esperado desembarque no solo luso estava previsto para a noite de sábado, 5 de agosto, de acordo com os cálculos da Administração do Porto de Sines. No entanto, a embarcação completou a sua travessia e atracou somente durante a manhã de domingo, às 8h18.

Esta não é a primeira vez que o Vladimir Vize realiza operações de descarregamento de gás natural em território português. O navio já efetuou diversas escalas em Portugal, seguindo os termos de um contrato de longo prazo estabelecido entre a espanhola Naturgy (anteriormente conhecida como Gas Natural Fenosa) e a russa Yamal LNG.

A Naturgy é apenas uma das várias empresas que utilizam o terminal da REN – Redes Energéticas Nacionais em Sines como ponto de entrada para o gás natural em Portugal. Diversos grupos importantes, como a Galp, a EDP e a Endesa, também operam no terminal, embora com cargas originárias de outras partes do mundo, predominantemente da Nigéria e dos Estados Unidos da América.

A chegada do Vladimir Vize mais uma vez realça o papel de Portugal como um ponto estratégico para o abastecimento de gás natural na Europa, estabelecendo laços entre nações distantes através da energia que move o mundo moderno.

 

 

 

Fonte: Expresso
 

Populares