13.2 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Prepare-se…Onda de calor está a chegar e traz noites verdadeiramente tropicais!

Uma vaga de calor tórrido vai atingir Portugal já a partir de hoje, com temperaturas na ordem dos 40 graus no Interior Centro e Sul do País.

O fim de semana prolongado apresenta condições de eleição para ir à praia, esperando-se que as praias fiquem repletas de pessoas e até a  temperatura da água do mar vai estar apetecível pois vai atingir os 20 graus no Sotavento algarvio e 19 na restante costa.
A temperatura do ar terá valores acima do normal em todo o território, mas com uma anomalia bastante superior, entre 3°C e 6°C na parte mais interior do território .

No Algarve, Alentejo, Beira Interior e Nordeste Transmontano, a temperatura no final da semana deverá ultrapassar 30 °C, podendo atingir, no final da semana, valores da ordem de 35° em alguns locais do Alentejo e Vale do Tejo. Nas outras regiões, a temperatura terá valores entre os 25°C a 30°C, exceto nos locais da orla costeira ocidental, onde a temperatura máxima estará, em geral, abaixo dos 25°C .

As noites vão estar tropicais com temperaturas bastantes elevadas, atingindo temperaturas de 19 graus em Beja e Évora e 23 graus em Portalegre.

É na segunda metade da semana que os termómetros vão mesmo aquecer. com a chegada de Alex, o primeiro ciclone tropical da temporada no Atlântico que chegará às redondezas da Islândia e das Ilhas Britânicas até sexta-feira e deixar+a marcas em Portugal.

Na quinta-feira a temperatura subirá de forma generalizada,  prevendo-se máximas a rondar os 30 ºC em quase todo o país.

Para sexta-feira espera-se nova subida da temperatura que ocorrerá de norte a sul de Portugal continental. Há localidades da Beira Baixa, Baixo Alentejo e Sotavento Algarvio que rondarão os 40 ºC, sendo que algumas capitais distritais do Centro e Sul, como é o caso de  PortalegreÉvora e Beja, ultrapassarão os 35 ºC. 

Para hoje o IPMA prev~e, no Alentejo temperaturas máximas de 31 graus mas a partir de amanhã chegam aos 35 graus e na sexta perto dos 40 graus.

Populares