15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Prepare-se! Vem aí uma massa de ar polar…próxima semana traz chuva e frio!

A previsão do estado do tempo aponta para uma mudança na próxima semana com elevada probabilidade de ocorrência de aguaceiros no dia de Carnaval e descida gradual da temperatura

De acordo com a informação avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, depois de dias com temperaturas amenas para a época e, em geral, sem precipitação no Continente, a semana do Carnaval irá ser caracterizada por uma descida gradual da temperatura e por aguaceiros, que deverão ocorrer em todo o território na 2ªfeira e que a partir de 3ªfeira, dia de Carnaval, são mais prováveis nas regiões do Norte e Centro.

Em particular, no dia de Carnaval (21 fevereiro), refere o IPMA, existe uma probabilidade superior a 80% de ocorrer precipitação a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, sendo que no litoral a norte do rio Vouga existe, neste momento, uma probabilidade de 10 a 15% que a precipitação seja forte (imagem).

A temperatura máxima deverá continuar sem alterações significativas até este domingo, em particular mantendo-se entre 20 e 22 °C em algumas regiões mais próximas do litoral e não descendo de 14 °C no resto do território. A partir de 2ªfeira, a temperatura máxima irá começar a descer, atingindo no final da semana valores entre 4 e 10 °C no interior Norte e Centro e entre 10 e 16 °C no restante território.

A temperatura mínima deverá continuar sem alterações significativas até 4ªfeira, variando entre cerca de 0 °C na Serra da Estrela e 10 a 12 °C na faixa costeira. A partir de 5ªfeira, prevê-se também uma descida da temperatura mínima, que será inferior a 10 °C em todo o território, sendo negativa no interior Norte Centro (até -2 °C) e podendo atingir -5 °C na Serra da Estrela. ❄️ Para a 2ª metade de semana irá será monitorizada a possibilidade de queda de neve nas regiões montanhosas de maior altitude do Continente.

Estas condições meteorológicas devem-se inicialmente à influência de uma depressão em altitude, e à passagem de uma superfície frontal fria a meio da semana, que trará uma massa de ar polar que deverá permanecer sobre o Continente até ao próximo fim-de-semana.

Fonte: IPMA

Populares