13.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Maio 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Pres. da Câmara de Bourges de visita a Évora para abordar o processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura

Roteiro do Alqueva

O Presidente da Câmara de Bourges, em França, Yann Galut estará de visita a Évora nos próximos dias para aprofundar o processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura, comum a Portugal e França que receberão a iniciativa em 2027 e 2028, respetivamente.

A visita começa amanhã, dia 3 de agosto, com um encontro entre o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e o seu homólogo francês.

Na sexta-feira, dia 4 de agosto, o autarca de Bourges será recebido pela Equipa de Missão Évora_27, para abordar a experiência do processo de candidatura que trouxe o título de Capital Europeia da Cultura para Évora, e o Alentejo, assim como os primeiros passos na implementação da mais emblemática iniciativa cultural da Europa. Durante a manhã de sábado, dia 05 de agosto, Yann Galut irá visitar o centro histórico de Évora, e conhecer algumas instituições culturais da cidade.

“Aprofundar a ligação de Évora, e do Alentejo, ao resto da Europa, e reforçar novas colaborações com vista a ultrapassar desafios comuns são objetivos da Capital Europeia da Cultura. Nesse sentido, estamos muito satisfeitos por poder partilhar com Bourges a experiência de Évora no processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura, à semelhança do que temos feito com outras cidades europeias” afirma Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora.

“Depois de um processo de candidatura muito competitivo e exigente, é um privilégio poder partilhar a experiência de Évora_27 com outras cidades europeias. E, simultaneamente, numa altura em que damos os primeiros passos na implementação da Capital Europeia da Cultura é muito enriquecedor perceber que já estamos a criar relação e cooperação, aproximando o Alentejo da Europa e, reciprocamente, a Europa do Alentejo. Estamos já a desenvolver a dimensão europeia do VAGAR que o dossiê de candidatura prevê” declara Paula Mota Garcia, Coordenadora da Equipa de Missão Évora_27.

Em 2028, uma cidade francesa receberá o título de Capital Europeia da Cultura. Na corrida, estão as cidades de Bourges, Clermont-Ferrand, Montpellier e Rouen, as finalistas de um processo de seleção semelhante ao que aconteceu em Portugal, entre 2020 e 2022. Para além de França, também a República Checa, irá acolher uma Capital Europeia da Cultura em 2028: a cidade de České Budějovice foi a selecionada.

Populares