18.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

RC3 de Estremoz cria concurso para valorizar e estimular a produção artesanal do Boneco de Estremoz

Comissão Nacional da UNESCO

O Regimento de Cavalaria nº3, em Estremoz, no intuito de valorizar e estimular a produção artesanal do Boneco de Estremoz, está a promover o concurso “Melhor peça representativa do Regimento de Cavalaria N.º 3”.

Neste concurso podem participar todos os artesãos, com Carta de Artesão ou Unidade Produtiva Artesanal válida, emitida em Portugal, pela Entidade competente, que para o efeito se inscrevam, com o máximo de duas peças.

As inscrições são feitas através da entrega da ficha, devidamente preenchia até ao dia 10 de agosto de 2023.

Só serão considerados para concurso as peças que tenham sido previamente inscritas e que tenham sido produzidas por artesão devidamente reconhecido e entregues no regimento de Cavalaria N.º 3 até ao dia 12 de setembro de 2023, com os resultados a serem divulgados no dia 15 de setembro de 2023.

As peças a concurso serão expostas em zona visitável, com acesso à comunidade, no interior do Regimento de Cavalaria 3.

O júri do concurso será composto por um representante do Regimento de Cavalaria N.º 3, um representante da Câmara Municipal de Estremoz, colecionador/investigador de Artesanato e a pela votação do público.

O critério da atribuição de prémio privilegiará, em geral, a qualidade técnica e estética demonstrada pelos artesãos na execução dos trabalhos a concurso, a autenticidade e valor identitário patente nas peças fazendo jus aquilo que são as características do Boneco de Estremoz.

A peça premida será eleita como peça oficial do Regimento de Cavalaria N.º 3 e que será encomendada posteriormente ao artesão vencedor a quantidade necessária para serem oferecidas pelo regimento aos convidados oficiais.

O valor unitário da peça oficial terá um valor de 100€.

Populares