12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Presidente da CM Aljustrel alertou Secretário de Estado da Saúde para a urgência da colocação de médicos no concelho

CM Aljustrel

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, foi hoje recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles, nos Paços do Concelho. 

A visita inseriu-se no âmbito da iniciativa “Saúde Aberta”, que está a percorrer o país para dialogar com autarcas, utentes e profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Nesta reunião marcaram também presença entidades ligadas à saúde e o secretário de Estado foi acompanhado pelo deputado do PS eleito pelo círculo eleitoral de Beja, Nelson Brito, também presidente da Assembleia Municipal de Aljustrel.

A ocasião serviu para dar a conhecer as preocupações da Câmara Municipal de Aljustrel e da população que representa, nomeadamente no que diz respeito aos cuidados de saúde prestados no concelho, destacando-se a falta de médicos.

Segundo o Município, o O presidente da Câmara Municipal de Aljustrel reivindicou, assim, a colocação de mais profissionais de saúde no Centro de Saúde de Aljustrel e nas Extensões de Saúde do Concelho, disponibilizando-se a autarquia para apoiar a fixação de médicos, designadamente através de um regulamento que criou e que já tem em vigor, dando benefícios financeiros, habitacionais e de deslocação.

Entende o presidente da Câmara Municipal de Aljustrel que esta é uma prioridade para o concelho e que o Governo deve de encontrar soluções que sejam capazes de dar uma resposta eficaz às populações.

Como exemplo, Carlos Teles deixou o retomar de programas que anteriormente existiram, como o apoio à fixação de médicos na periferia, ou a criação de processos mais céleres para a certificação de médicos extracomunitários.

A convite do Município de Aljustrel, participou ainda nesta reunião o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel, Manuel Frederico, para dar a conhecer ao Secretário de Estado da Saúde o processo da tão reivindicada e desejada Unidade de Cuidados Continuados.

Seguiu-se uma visita às instalações do Centro de Saúde Aljustrel, demonstrando-se, assim, a qualidade das mesmas, bem como o equipamento de alta tecnologia que a compõe, aproveitando-se também a visita para reivindicar a abertura do Serviço de Urgência.

Populares