8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Prevenção e capacitação para a responsabilização dos jovens, pontos que estiveram em discussão na Públia Hortência de Castro (c/som e fotos)

A Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, em Vila Viçosa, à semelhança do ano passado, recebeu, na manhã desta terça-feira, 1 de abril, a ação de sensibilização direcionada aos alunos finalistas do 12º ano.

A ação decorreu no auditório da Públia Hortênsia de Castro com a realização de um Seminário denominado “Ser finalista: Viagem rumo ao cidadão consciente”, os oradores presentes foram o Professor Rui Sá, Diretor do Agrupamento de escolas de Vila Viçosa, a Enfermeira Vanda Falcato, do Centro de Saúde de Vila Viçosa, o Dr. Paulo de Jesus, do DICAD de Évora, o Capitão Pablo Lozano, Comandante da Companhia de Barcarrota da Guardia Civil e o Capitão Ribeiro, Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Reguengos de Monsaraz, do Comando Territorial de Évora.

A Rádio Campanário marcou presença e falou com o diretor, Rui Sá, que salientou a importância da prevenção dos comportamentos de risco dos jovens para que estes possam “divertir-se a aproveitar a viagem de finalistas sem que corram riscos”, acrescendo que “felizmente com os nossos alunos nunca se verificaram situações dramáticas”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Escola_rui%20sa1abril14.MP3{/play}

O Comandante do Destacamento Territorial de Reguengos de Monsaraz, Capitão Vitor Ribeiro disse-nos também que esta sensibilização aos jovens “vem no sentido de esclarecer os jovens para as diferentes legislações dos países, Portugal e Espanha, e que por isso mesmo conta com a parceria da Guarda Civil Espanhola”, apelando aos jovens que “se divirtam, que façam desta visita de estudo um momento para recordarem para a vida, mas pelos melhores motivos”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Escola_capitao%20vitor%20ribeiro_1abril14.MP3{/play}

À Rádio Campanário, a enfermeira Vanda Falcato, da Unidade de Cuidados da Comunidade, do Centro de Saúde de Vila Viçosa, disse que “queremos que os jovens possam divertir-se e serem felizes e esta sessão vem trazer-lhe toda a informação que eles devem ter na sua posse para sua segurança, enanto indivíduos e enquanto grupo”, apelando aos jovens que “se ajudem mutuamente enquanto grupo, que em conjunto se possa proteger e perceber os seus limites, entendendo também que o limite de um pode não ser o limite de outro”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/escola_enf%20vanda%20ucc_1abril14.MP3{/play}

Presente também, Paulo de Jesus do DIDAC de Évora, frisou que “acima de tudo, esta sessão vem no sentido da capacitação dos jovens para a liberdade com responsabilização nas suas escolhas”, salientando que “é muito importante que não se frise a abstinência mas sem a responsabilização”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Escola_paulo%20jesus1abril14.MP3{/play}

O Comando Territorial de Évora da GNR está a realizar diversas ações de sensibilização aos alunos finalistas do 12.º ano das escolas secundárias do distrito de Évora, sobre prevenção de comportamentos de risco, através dos militares das Secções de Programas Especiais.

Populares