29.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Julho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Primeira de duas super-luas de agosto vai estar visível esta noite

Feed Curioso

A noite do primeiro dia de agosto vai ser uma noite bem iluminada, devido à primeira super-lua, de duas, que vão ocorrer durante este mês. A primeira ocorre hoje, dia 1 de agosto e a próxima, denominada de “Lua Azul” vai ocorrer no final do mês de agosto.

Segundo o Público, agosto ai ter duas super-Luas e uma delas estará visível na noite desta terça-feira. Este fenómeno ocorre quando a lua cheia coincide com o ponto de maior aproximação à Terra. Este ano, vão ser quatro super-luas que vão iluminar os céus. A primeira ocorreu em julho e a segunda ocorre esta noite.

Máximo Ferreira, director do Centro Ciência Viva de Constância, em declarações ao Público, explicou que “a Lua gira à volta da Terra a uma distância média de 384 mil quilómetros”. Porém, “a órbita da Lua à volta da Terra é uma circunferência ligeiramente achatada — uma elipse —, o que significa que há sempre um ponto da elipse que está mais perto da Terra”.

Esta noite, acrescenta Máximo Ferreira, “a Lua Cheia vai estar perto do perigeu”, o que significa que vai parecer “um pouco maior”.

 

Leia a notícia completa em: Público

Populares