7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Primeira fase de candidaturas de acesso ao Ensino Superior: Conheça o número de vagas no Alentejo

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) divulgou recentemente as vagas disponíveis para a primeira fase do Concurso Nacional de acesso ao ensino Superior.

No ensino superior público, de acordo com a Direção Geral do Ensino Superior, são fixadas 55166 vagas (mais 0,3% que em 2023), registando-se um aumento de 2,8% de vagas em ciclos de estudos que visam a formação em competências digitais face às vagas iniciais do ano anterior, sendo disponibilizadas 9355 vagas.

Nas Instituições do Alentejo, verifica-se um aumento no número de vagas nesta primeira fase, face aos dados de 2023:

    O Instituto Politécnico de Beja apresenta um total de 512 vagas no regime geral, a principal via de entrada no Superior, às quais somando posteriormente os concursos especiais, perfazem um total de 648 vagas no total.

    Já no que diz respeito ao Instituto Politécnico de Portalegre, verifica-se no Regime geral um total de 586 vagas. Acrescentando os concursos especiais, o total de vagas para o ano letivo de 2024/2025 sobe para 950.

    Por último e no que diz respeito á Universidade de Évora, no regime geral de acesso existem 1410 vagas, às quais se juntam os concursos especiais, somando um total de 2305 vagas.

    Face aos dados de 202023, o Politécnico de Beja, no regime geral de acesso, manteve o mesmo número de vagas, já o Politécnico de Portalegre dispõe de mais 15 vagas e a Universidade de Évora de mais 11 vagas.

    O prazo normal para a apresentação da candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso inicia-se a 22 de julho e decorre até 29 de julho, para candidatos ao contingente para emigrantes e candidatos com pedido de substituição de provas de ingresso por exames estrangeiros, e até 5 de agosto para os restantes candidatos.

    Veja aqui a lista completa de vagas por curso

    Populares