18.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Produção de hidrogénio e amoníaco verdes em Sines coloca Portugal na vanguarda das energias renováveis

A Ordem dos Engenheiros – Região Sul promove hoje uma conferência sobre o projeto de produção de hidrogénio verde e amoníaco, em Sines, um projeto intitulado de MadoquaPower2X, que resulta de um consórcio constituído pela Madoqua Renewables, Power2X e Copenhagen Infrastructure Partners (CIP).

Considerado como um marco histórico, este projeto que coloca Portugal na vanguarda das energias renováveis, representa um investimento de cerca de 2,8 mil milhões de euros.

Em nota enviada à nossa redação, a Ordem dos Engenheiros refere que “o hidrogénio verde, produzido através da eletrólise da água com energia renovável, é uma fonte de energia limpa e altamente versátil, com o potencial de revolucionar diversos setores, incluindo o setor do transporte, da indústria e do armazenamento de energia. Este projeto, cuja apresentação é acolhida pela OERS, através do seu Polo em Sines, representa assim um passo crucial na transição para uma economia mais verde e sustentável.”

A OE considera ainda tratar-se de “um projeto inovador, pioneiro não apenas em Portugal, mas também entre os primeiros do mundo, representa um avanço significativo na procura por soluções sustentáveis para o futuro energético do país”, adiantou o Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Sul, António Carias de Sousa.

André Vilelas, Coordenador do Polo de Sines, local que acolhe a iniciativa realça a ” importância deste tipo de projetos e iniciativas pois transcendem os limites locais, proporcionando oportunidades significativas ao desenvolvimento e inovação. Paralelamente, proporcionam também inúmeros benefícios com impactos mensuráveis e a longo prazo em diversas áreas da sociedade, desde a economia até ao meio ambiente”.

Populares