20.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: “hoje homenageamos a Poesia na pessoa de Florbela Espanca, a nossa Poetisa maior” diz Pres. da CM (c/som e Fotos)

Celebra-se hoje o Dia Mundial da Poesia, instituído na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999. Este dia pretende salientar a importância da poesia enquanto manifestação artística comum a toda a Humanidade. Celebra-se também a criatividade, a pluralidade linguística e cultural e promove-se o ensino e declamação da poesia.

Em Vila Viçosa, a data foi assinalada junto ao Busto de Florbela Espanca, Poetisa Calipolense e uma referência em todo o mundo , com a declamação de alguns poemas por alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa .

O momento integrou ainda a inauguração da mostra de Tricot pelo Clube das Avós que ornamentaram o espaço junto ao busto da Poetisa com peças elaboradas em crochet.

A Rádio campanário esteve presente e falou com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Dr. Inácio Esperança sobre a importância do momento que começou por nos referir “hoje homenageamos a poesia na pessoa de Florbela Espanca, a nossa Poetisa maior mas temos outros poetas e muitos e com qualidade” realçando “Florbela espanca é muito importante para Vila Viçosa por isso a Câmara Municipal tem um projeto de museografia da casa de seu pai, na chamada Rua de três, que pretende recriar o espaço onde Florbela casou, onde viveu desde que saíram da casa de Florbela Espanca assim como fazer um percurso Florbeliano em Vila Viçosa onde as pessoas possam , não só ver a casa onde Florbela e o Pai viveram, mas também outros espaços.”

Este projeto, acrescenta ainda “inclui também a colocação de uma estátua no Jardim junto ao Lago e que vamos chamar de Jardim de Florbela e muitos outros pontos de interesse, são 14 ou 15 locais que vamos incluir neste itinerário.”

O Autarca concluiu referindo “fiquei muito feliz de ver aqui estes jovens que declamaram tão bem a poesia da nossa Poetisa, o que nos deixa com esperança que no futuro, quer a poesia, quer a literatura , quer todas estas artes que são extremamente importantes não morrerão e continuarão como uma forma de expressão dos nossos sentimentos e pensamentos aos outros.”

No que diz respeito ao contributo dado ao espaço pelo Clube dos Avós, o Presidente da Câmara Municipal evidenciou “é a prova de que estas pessoas têm dinamismo e têm ideias e que no fundo gostam da sua terra e querem embelezá-la e querem dar-lhe um toque de mimo que todas terras necessitam.”

Populares