19.3 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Projeto de plantação de abacate em Alcácer do Sal com parecer desfavorável de Ambientalistas e Agricultores

Já terminou o prazo de consulta pública do projeto para plantação de 722 hectares de pera-abacate no concelho de Alcácer do Sal .

Integrado no Projeto Agroflorestal das Herdades de Murta e Monte Novo , este projeto contempla uma área total de mais de 2400 hectares, 722 para a produção de Pera Abacate e o restante dedicado à area florestal.

De acordo com a informação avançada pelo Expresso, no âmbito da consulta pública que decorreu, foram emitidos 341 pareceres, com a maioria deles a dar parecer desfavorável à implementação desta produção.

A incompatibilidade dos valores a promover e a conservar na Zona Especial de Conservação (ZEC) da Comporta/Galé, a desconsideração dos impactes cumulativos no Estudo de Impacte Ambiental (EIA) são alguns dos dados apontados para estes pareceres negativos que, segundo a mesma fonte, surgem de ambientalistas e agricultores que manifestam assim a sua discordância com o projeto, entre eles a Associação zero.

A decisão final compete agora à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) , que tendo em conta os prazos deverá emitir parecer final até 2 de fevereiro.

Os principais objetivos deste Projeto centram-se na criação de uma área agrícola de produção de pera-abacate, tendo como destino um centro de distribuição localizado na região do Algarve.

Deste projeto de plantação fazia ainda parte a abertura de 34 furos para captação de água, para ajudar à referida produção.

De acordo com os responsáveis do projeto, este projeto de plantação resultam num investimento significativo que dará um forte contributo para a economia local e da região , podendo gerar novos postos de trabalho.

Fonte: Expresso/Portal Participa

Populares