4.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Projeto eGames Lab Portugal marcou presença e na Feira Internacional Games Com 2023

Diário do Sul

Durante a semana passada, o consórcio eGames Lab Portugal participou nas feiras de gaming internacionais Devcom e Gamescom, consideradas as maiores feiras na área dos videojogos do mundo. Os eventos decorreram em Colónia, na Alemanha, entre os dias 20 e 27 deste mês e contou com 320 mil visitantes de 100 países diferentes e, 1220 expositores de 60 países.

O eGames Lab trata-se de um consórcio constituído por 22 entidades portuguesas, públicas e privadas, nomeadamente empresas tecnológicas, incubadoras, municípios e associações, que abrange o país desde Évora até Lisboa, Madeira e Açores, estando entre elas o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT). O projeto, que é co-financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo NextGeneration da União Europeia, pretende dar resposta a desafios tecnológicos e operacionais específicos identificados em Portugal, que irão alavancar a indústria dos videojogos e posicioná-los num contexto mundial.

O projeto foi representado num stand próprio no salão principal de indie games (10.1) do evento e a sua participação teve como finalidade última a apresentação pública dos jogos desenvolvidos nos últimos nove meses pelos vários membros do consórcio. Em exposição, esteve o videojogo Hanno, da autoria do estúdio One Way Eleven, que foi jogado mais de 100 vezes pelos visitantes. No espaço dedicado ao projeto português, foram também exibidos trailers dos seguintes jogos: KEO e Hovershock, da Redcatpig; Augmented Reality Sports Data Live Games, da FootAr; Wasted Rush, da Walkme; Furzies, Linea e Swipe, da Infinity Games; Yacooba.

A par disso, o consórcio cumpriu um dos objetivos fundamentais do projeto: estabelecer as primeiras pontes internacionais entre o trabalho a ser desenvolvido pelo aglomerado português com a indústria internacional, mais concretamente com os principais intervenientes do setor gaming, como potenciais investidores e clientes, criando redes de negócio internacional.

Este foi um momento importante para a indústria dos videojogos em Portugal, assim como para o desenvolvimento da economia do país com um grande impacto na retenção de talento jovem altamente qualificado em áreas tão distintas como design, storytelling, engenharia informática, marketing e artes visuais. O trabalho do consórcio irá permitir assim diversificar o tecido económico português aumentando a competitividade do país nos setores da TI e Web 3.0.

Além disso, o eGames Lab Portugal tem em vista atrair os principais intervenientes do setor para Portugal, potenciando a criação de um ecossistema sustentável e duradouro para a conceção e desenvolvimento de jogos, visando ainda a introdução com êxito no mercado dos resultados dos esforços de investigação e desenvolvimento criativos no domínio do entretenimento interativo.

É de destacar que o investimento global deste projeto chega aos 32 milhões de euros, estando inserido nas Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, e possui como áreas fulcrais: Estrutura de Blockchain para videojogos; Realidade virtual e aumentada no jogo; Jogos transformacionais para a saúde e pegada ecológica; Inteligência artificial para a criação de storytelling de jogos; Desenvolvimento de ecossistemas de pré-mercado.

 

Fonte: eGames Lab Portugal

Populares