9.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Dezembro 6, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Projeto Guardiões promove ações de sensibilização ambiental nas escolas de Vendas Novas

Projeto Guardiões

Cerca de uma centena de jovens, do Agrupamento Escolar de Vendas Novas, participou nas duas iniciativas de educação ambiental, promovidas pelo projeto GUARDIÕES, no início de maio, com o objetivo de incentivar à adoção de comportamentos amigos do ambiente.

O Projeto Guardiões tem como objetivo sensibilizar e informar a sociedade civil sobre a temática das alterações climáticas. Através da partilha de conhecimento e da dinamização de ações junto da população, o Projeto GUARDIÕES pretende transformar o Alentejo numa região exemplo, não só da descarbonização, mas também de uma transição de sucesso para a Economia Circular. O GUARDIÕES resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico De Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC), sendo financiado pelo Programa Alentejo 2020.

Cerca de 90 estudantes, de sete turmas do 8º e 9º ano, do agrupamento escolar de Vendas Novas, no distrito de Évora, receberam com entusiasmo, no passado dia 4 de maio, as duas atividades, promovidas pelo Projeto GUARDIÕES que tiveram como objetivo impulsionar práticas sustentáveis junto da população escolar.

Jorge Martins, coordenador do projeto Guardiões, sublinha a forte adesão dos jovens das escolas de Vendas Novas, “demonstrando uma preocupação crescente pelas questões ambientais e uma grande vontade em conhecer mais sobre comportamentos sustentáveis”. Jorge Martins acrescentou “Estamos muito bem habituados, tal é o entusiamo com que temos vindo a ser recebidos em todo o Alentejo e também em Vendas Novas. Vamos continuar a trabalhar com os jovens e as escolas porque acreditamos que as novas gerações têm um papel determinante no combate às alterações climáticas e queremos contribuir, de forma ativa, para a mudança de comportamentos e de mentalidades”.

A estratégia adotada pelo Guardiões, junto da comunidade escolar, prevê uma intervenção de complemento da aprendizagem, do jardim de infância ao ensino secundário, incentivando, simultaneamente, a introdução da temática das alterações climáticas nos programas curriculares de Ciências, Estudo do Meio e Cidadania.

Durante o passado ano letivo, o Guardiões realizou iniciativas de sensibilização ambiental em várias escolas básicas e secundárias da Região, abrangendo várias centenas de crianças e jovens. Este ano, o projeto pretende alargar estas ações ao maior número possível de agrupamentos de escolas do Alto e Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Central.

Populares