22 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Propostas culturais para este fim-de-semana no Alentejo. Conheça-as aqui

São várias as propostas culturais que são apresentadas este fim-de-semana em todo o Alentejo.

No distrito de Évora, para este fim-de-semana, as propostas que lhe apresentamos são as seguintes:

1 – V Arraial Popular da APIT, em Terena

A decorrer no Jardim Público de Terena, no concelho de Alandroal, o V Arraial Popular da APIT conta com a atuação do Grupo de Marchantes de Bencatel, a partir das 19:30h. Às 20:15h decorre o Jantar Popular e a partir das 21:30h a animação fica ao cargo de Rui Grilo com um baile.

O V Arraial Popular da APIT conta ainda com Barraquinhas de Doces, Quiosque com Petiscos, Venda de Produtos Artesanais e Sorteios com Tômbola.

 

2 – Festas em Honra de Santa Catarina, em Pardais

As Festas em Honra de santa Catarina, em Pardais, no concelho de Vila Viçosa têm início hoje, dia 14 de julho, com a inauguração da Praça de Touros de Pardais, pelas 18h, e prolongam-se até dia 17 de julho, segunda-feira. Durante o fim-de semana, poderá desfrutar de animação musical ao som de Iran Costa no dia 14 de julho, Quina Barreiros, no dia 15, José Reza, no dia 16 e Baile com Jorge Gomes no dia 17.

 

3 – Got Talente, em Borba

Hoje, dia 14 de julho, pelas 21 horas, decorre na Aldeia Social da Misericórdia de Borba, o concurso Got Talent, um concurso de talentos promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Borba.

 

4 – Auditório ao Ar Livre em Borba

No dia de hoje, dia 14 de julho, decorre em Borba o 6º Estágio da Banda Juvenil do Alentejo Central, com um concerto no anfiteatro do Jardim Municipal de Borba a partir das 21:30h. Este estágio vai juntar as bandas filarmónicas de Borba, Alandroal, Vila Viçosa e Montoito, para uma noite de muita música e animação.

5 – “Música ao Vivo no Museu” com Vítor Noruegas, em Borba

Depois do sucesso da primeira edição da “Música ao Vivo no Museu”, promovida pela Casa Museu Interativa de Borba, está de volta uma npva edição, desta vez com Vítor Noruegas.

Hoje, dia 14 de julho, pelas 21h, a Casa Museu Interativa de Borba recebe mais uma noite de música, com a atuação de Vítor Noruegas.

A entrada no evento tem um consumo mínimo obrigatório de 10€

6 – Arcos Jovem

A 14ª edição da festa da juventude de Arcos vai animar Arcos, no concelho de Estremoz, nos dias 14, 15 e 16 de julho.

Pelo palco desta festa jovem vão passar nomes como o DJ Enigma, DJ A.G e DJ’S MDK

7 – “Cultourwine 2023” no Museu Berardo de Estremoz

Estremoz recebe este sábado, dia 15 de julho, a iniciativa “cultourwine 2023”.

Neste dia todos os caminhos vão dar ao CULTOURWINE, que se irá realizar no Museu Berardo Estremoz!

Entre as 11h00 e as 18h00 estarão disponíveis, pelo valor de 3,50€:

  • Provas de vinho de 7 adegas de referência (Adega Monte Branco; Bacalhôa Vinhos de Portugal/Quinta do Carmo, Vinhos de Portugal; Herdade do Pombal; Herdade dos Outeiros Altos; Howard’s Folly; João Portugal Ramos e Tiago Cabaço Winery);

    – Wine Talks;

    – Atuações do Grupo de Cante Alentejano ‘Os Da Boina’;

    – CultourKids (Atividades para crianças);

    – Copo de vinho VIVE Estremoz.

Este é um evento promovido pelo Município de Estremoz e  que pretende unificar a cultura ao vinho, proporcionando a todos os visitantes, uma experiência memorável num espaço magnífico, com a possibilidade de conhecimento e degustação de vinhos de referência.

8 – À Luz das Estrelas (Observação de Estrelas) – Praia Azenhas D’El Rei (Alandroal)

A Praia das Azenhas D’El Rei, no concelho de Alandroal, recebe amanhã, dia 15 de julho, a iniciativa À Luz das Estrelas, que consiste na observação de estrelas a partir das 21:30. Ainda pode realizar a sua inscrição no Posto de Turismo de Alandroal, através do e-mail turismo.alandroal@cm-alandroal.pt ou através do número de telefone 268 440 045

9 – Exposição “Redondo ‘visto’ pelas minhas mãos” de Adelino Ramalho

No dia 15 de julho, pelas 16h, é inaugurada a exposição de pintura “Redondo visto pelas Minhas Mãos”, de Adelino Ramalho, no Museu Regional do Vinho.

Com algumas exposições realizadas nas décadas de 90/2000, agora e após uma longa paragem, Adelino renasce com uma nova apresentação de pintura, aos olhos das suas mãos.

A exposição vai estar patente até dia 31 de agosto e vai ser possível visitá-la de terça-feira a domingo, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h.

A entrada é gratuita.

 

10 – Alentejo Patrimónios com visitas guiadas ao património de Redondo

Com o objetivo de promover o Património Cultural da Região, a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), em colaboração com os municípios, organiza mais uma visita da iniciativa ‘Alentejo – PATRIMÓNIOS’ em que, através de visitas guiadas, se pretende dar a conhecer a diversidade cultural da região, dignificar os atores do saber-fazer tradicional e valorizar o território em todas as suas especificidades diferenciadoras.

A próxima visita terá lugar no dia 15 de julho, no concelho de Redondo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email: paula.serra@cultura-alentejo.gov.pt

 

11 – Espetáculo da Escola de Dança Amélia Mendoza em Évora

Neste espetáculo comemorativo, com grandes momentos de dança, temperados de alegria e emoção, alunas de diversas idades apresentam-se com a orientação da professora Amélia Mendonza perante uma vasta plateia.

O espetáculo vai ter lugar no Teatro Garcia de Resende, em Évora às 15h30 e 21h30 no dia 15 e às 21:30h no dia 16.

 

12 – Apresentação do Livro de Barnabé Cordeiro – Borba

Barnabé Cordeiro apresenta o seu livro intitulado “O Rapaz da Cuccíolo”, na Biblioteca Municipal de Borba, a partir das 15:30h. A entrada é gratuita.

 

13 – Inauguração da Exposição “No tempo dos dias lentos” – Évora

No dia 15 de julho, pelas 17h, é inaugurada no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, a exposição “No tempo dos dias lentos”, com a curadoria de Curadoria de Susana Lourenço Marques.

A entrada é gratuita.

 

14 – ET TOI MICHEL/\SHE em Évora

Et Toi Michel é a figura-arquétipo que encarna o projecto a solo de João Miguel Mota, músico e compositor setubalense, de projectos como Um Corpo Estranho ou Delamotta.

Partindo do canto de protesto e da base da música tradicional portuguesa, a melodia da guitarra dedilhada ondula na temática da utopia e encapsula crónicas do absurdo.

O concerto vai ter lugar na Sociedade Harmonia Eborense, em Évora, às 23h.

 

15 – Starman Night Triathlon 2023 – Mourão

O STARMAN Portugal Alentejo consiste numa prova de triatlo noturno, de média distância. Esta competição internacional é constituída por 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, onde o triatleta será desafiado a concluir a prova em condições únicas em Portugal.
O percurso da prova passa pelos concelho de Mourão, Reguengos de Monsaraz e Portel, tendo início na Praia Fluvial de Mourão às 00h00 do dia 16 de julho.

 

16 – 9ª Prova Águas Abertas “Fluviário de Mora” – Mora

No dia 16 de julho, pelas 10h, decorre no Parque Ecológico do Gameiro, em Mora, a 9ª Prova Águas Abertas “Fluviário de Mora”. O evento consiste em várias provas de natação, sendo elas Promoção Cadetes 200m, Promoção 400m, 1500m e Estafetas 4x300m.

 

17 – Roteiro Musical dos Castelos – Alandroal

Decorre este domingo, dia 16 de julho, pelas 18h, o Roteiro Musical dos Castelos, no Castelo de Alandroal.

Esta iniciativa vai contar com a animação da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede e da Banda Filarmónica do centro Cultural de Alandroal.

 

18 – Montemor-o-Novo

Mercado Municipal – 10h – Oficiana Gastronómica do Tomate.

Concerto Coral São Domingos – Igreja do Convento de São Domingos – 18h.
 

No distrito de Portalegre, para este fim-de-semana, as propostas que lhe apresentamos são as seguintes:

1 – XXIX Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas de Gavião 2023

Decorre entre o dia de hoje, dia 14 de julho, e o dia 16 de julho, a XXIX Mostra de Artesanato, Gastronomia e Atividades Económicas de Gavião, no Jardim do Cruzeiro, em Gavião.

São vários os artistas já confirmados para atuar no certame tais como Zanova, Plugin, Athis, Los Chicos, Rasilmar e Joana Perez, mas o grande detaque dos certame vai para as atuações de Richie Campbell, Dupla Mete Ca’setes, D.A.M.A., Los Romeros e David Antunes.

Para além dos concertos, pode aproveitar também o artesanato e gastronomia da região.

 

2 – Festival RAYA – Campo Maior

Este fim-de-semana, em Campo Maior continua a decorrer o Festival RAYA, junto às Piscinas Municipais de Campo Maior. No dia de hoje, dia 14 de julho, pode contar com os concertos de Os Raiz, Calema, Remember 90’s e 00’s e DJ Pinasoad. Amanhã, sábado, dia 15 de julho, a animação fica ao cargo de Bárbara Bandeira, Bad Monkeys e DJ Kratus.

 

3 – Elvas

Concerto Banda Jazz Hot Club International – Cineteatro.

Festival Sete Sóis Sete Luas – Concerto Ombligo – Praça da República
 

No distrito de Beja, para este fim-de-semana, as propostas que lhe apresentamos são as seguintes:

1 – Espetáculo de música de Tiganá Santana

O compositor, cantor, instrumentista, poeta, produtor musical, diretor artístico, professor e tradutor brasileiro apresenta-se pela primeira vez em Serpa, acompanhado por Ldson Galter (baixo) e Leonardo Mendes (guitarras). Um espetáculo que irá contar com músicas dos quatro álbuns editados e também, em primeira mão, do novo álbum que o artista se encontra a gravar no Estúdio de Som Musibéria.

O Espetáculo vai ter lugar na Musibéria em Serpa, às 18:30h.

 

2 – Noites de Rua Cheia 2023 – Serpa

Dia 15 - sábado . Vale do Poço . Largo . Baile com Tiago Miguel
Dia 16 - domingo . Santa Iria . Junto ao Centro Cultural . Concerto com Luís Simenta 

3 – Pitu – Clown Show - Beja
Animação de rua com o palhaço Pitu na Praça da República, em Beja, a partir das 18h.

4 – Concerto de Pablo Vidal em Beja
A Praça da República de Beja recebe esta sábado, a partir das 18h, o concerto de Pablo Vidal

Populares