10.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Protocolo entre a Fundação da Casa de Bragança e Universidade de Évora com vista “a melhorar a qualidade do sobreiro”, diz Marcelo Rebelo de Sousa em exclusivo à Rádio Campanário (c/som)

A Fundação da Casa de Bragança e a Universidade de Évora (UÉvora) assinaram um protocolo em agosto de 2012 com o objetivo de permitir à academia alentejana, o aproveitamento de um espaço em Vendas Novas para a realização de atividades de cursos e projetos de investigação.

O protocolo assinado contemplou a utilização do espaço da Escola Agrícola D. Carlos I, situada em Vendas Novas e propriedade da fundação, para a realização de atividades dos cursos de 2.º e 3.º ciclos de Silvicultura e Agronomia da academia.

No entanto o protocolo vai ser agora ser consolidado numa outra vertente através do Instituto Cientifico da Universidade de Évora.

Em declarações à Rádio Campanário, o presidente do Conselho de Administração da Fundação da Casa de Bragança, Marcelo Rebelo de Sousa, referiu que já havia uma perspetiva de colaboração com Vendas Novas, “mas também em Vila Viçosa e depois noutras áreas, inclusive na área de Évora, há contactos em curso e espera-se que venham resultados no sentido de haver um levantamento do património (…) no domínio da agricultura, da floresta”.

Marcelo Rebelo de Sousa salienta que o levantamento será feito “por especialistas da Universidade de Évora e permite, por um lado, conhecer em pormenor aquilo que existe da parte da Fundação, e por outro lado, para explorar as potencialidades de colaboração para o futuro sobretudo no domínio do montado, no domínio do sobreiro”, acrescentando, “vamos ver como é que é possível ir melhorando a qualidade do sobreiro no futuro, vamos ver se isso acontece, depende muito da vontade dos portugueses se é ainda no meu mandato ou sob o mandato do meu sucessor”.

 

    

 

Populares