10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Qualidade das redes móveis no concelho de V.V: “Há freguesias onde o acesso à internet é deficiente” diz Presidente da ANACOM(c/som)

 

Foi esta manhã apresentado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa, um estudo de qualidade de serviço das redes móveis da MEO, NOS e Vodafone, realizado pela ANACOM assim como  a situação das redes fixas de alta velocidade e as suas perspetivas de desenvolvimento. Para o concelho.
O estudo teve como amostra a realização de 693 chamadas de voz, 676 sessões de dados, 55909 registos de sinal de rádio, em mais de 250 Km percorridos e foi realizado nos dias 6 e 7 de dezembro do ano que passou.
De acordo com as conclusões agora apresentadas, no concelho de Vila Viçosa, foram registados 33,9% de valores com qualidade inexistente, muito má e/ou má, com a contribuição por operador de 35,4% da MEO, 39,5% da NOS e 25,1% da Vodafone.
No que diz respeito à cobertura radioelétrica, a vodafone apresenta melhor cobertura e a NOS uma cobertura mais deficiente. No que diz respeito aos serviços dwe voz, os resultados alcançados são, de acordo com o estudo, pouco satisfatórios. No que diz respeito aos serviços de dados os resultados apresentam uma qualidade aceitável.
Genericamente,. Na zona este do Concelho em diversas localidades da freguesia de Ciladas, bem coo na Zona da Anta da Azenha dos Apóstolos na Freguesia de Pardais, existem lacumas de cobertura e no serviço de voz e de dados prestados.
Em alguns locais de São Romão na Freguesia de Ciladas, algum do serviço de dados e voz é realizado com recurso ao rooming internacional.
O melhor desempenho de voz e dados foi registado nas zonas residenciais de Vila Viçosa, Bencatel, Pardais e São Romão.
A Rádio campanário esteve presente nesta apresentação e falou com João Cadete Matos, Presidente da ANACOM, que começou por nos referir “este estudo fala do estado da cobertura das redes móveis dos três operadores que prestam serviço- MEO, NOS e Vodafone, em cada uma das freguesias do concelho de Vila Viçosa, identificando qual a tecnologia disponível assim como a qualidade do sinal existente.”
No que diz respeito aos resultados provenientes deste estudo, o Presidente da ANACOM realçou “há algumas freguesias do concelho de Vila Viçosa, as que têm menos população, em que a qualidade do acesso à internet é deficiente, sendo necessário fazer um investimento para colmatar esta situação.”
Nas chamadas de voz, refere “há algumas zonas onde há falhas de alguns operadores” sublinhando ainda que em concelhos que estão perto da fronteira “é comum os cidadãos conetarem-se à rede espanhola para terem sinal e isso também é algo que queremos ver corrigido.”
Questionado pela Rádio campanário quais os  investimentos previstos para o concelho no sentido de serem colmatadas estas dificuldades, o Presidente da Anacom adiantou “é obrigatório, nos termos das obrigações que decorrem do Leilão 5G, que os três operadores-MEO, Vodafone e NOS tenham que até final deste ano garantir uma velocidade muito superior aquela que existe atualmente no concelho, nalguns casos a velocidade de acesso à internet vai ter mesmo que duplicar.”
Trata-se de um investimento que terá que ser assegurado pelas operadoras, no caso da rede móvel e no caso da rede fixa, está previsto um concurso com dinheiro público.
No que diz respeito ao papel dos Municípios neste processo, o Presidente da ANCOM destaca “têm um papel muito importante junto dos operadores para servirem as suas populações e este estudo é uma ferramenta muito útil para que as Autarquias possam recorrer aos operadores para resoloverem as situações.”

{gallery}cmvv_estudoredesmoveis{/gallery} 

Populares