19.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 12, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Quatro escolas do distrito de Évora recolheram seis toneladas de equipamentos elétricos usados

As quatro escolas do distrito de Évora que participaram na 10ª edição da campanha “Escola Electrão” recolheram 6.705 quilos de equipamentos eléctricos usados entre Julho de 2020 e Junho de 2021.

Este esforço trouxe um prémio em dinheiro no valor de 335 euros e num cheque prenda da Rádio Popular que ascende a 75 euros.

Entre as quatro escolas aderentes do distrito está a Escola Básica de Santa Clara, em Évora; a Escola Secundária Conde de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz; a Escola Secundária Rainha Santa Isabel, em Estremoz, e a Escola Secundária Severim de Faria, em Évora.

Os resultados nacionais da recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados da campanha duplicaram nesta 10ª edição face ao ano lectivo anterior. No último ano, foi possível reunir um total de 262 toneladas de equipamentos, o que representa um aumento de 110 por cento em relação às 125 toneladas registadas na edição de 2019/2020.  

A campanha, que sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos para reciclagem, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, contou nesta 10ª edição com 332 escolas inscritas, incluindo estabelecimentos de ensino da Madeira e dos Açores.

“Mesmo com as escolas encerradas durante parte do ano os resultados obtidos superaram as expectativas e vieram provar que os jovens estão particularmente empenhados nesta causa”, destaca o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

As escolas participantes recebem um incentivo financeiro em função da quantidade recolhida, que corresponde a 50 euros por cada tonelada de lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados e a 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias usadas. Este ano o valor pecuniário global a atribuir ascende a 13.260 euros.

A “Escola Electrão” tem como objectivo o envolvimento de professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral no grande desígnio da reciclagem. A campanha já permitiu, em dez edições, a recolha de cerca de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.

Fonte: Alentejo Hoje

Populares