17.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Redondo celebrou 120 de água canalizada no concelho (c/som e fotos)

O Município de Redondo, em parceria com a Terras d´Ossa, ADL, comemorou hoje, dia 30 de agosto, 120 anos do abastecimento de água canalizada à Vila.

O momento, foi relembrado através da exposição “O Abastecimento de Águas Cristalinas da Serra D´Ossa à Vila de Redondo (24 de fevereiro de 1893 – 30 de agosto de 1903”.

A inauguração da exposição teve lugar no Centro Cultural de Redondo, pelas 18h, e vai estar patente até dia 1 de outubro.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com David Galego, presidente da Câmara Municipal de Redondo, sobre a exposição e a comemoração dos 120 anos do abastecimento de água canalizada na vila.

Em declarações à nossa redação, David Galego começou por referir que “na verdade, aquilo que hoje nos parece banal, que é abrir uma torneira, era de facto, e ainda é, algo que não se consegue todos os dias e, há 120 anos, haver um grupo de pessoas que se empenhou em trazer água canalizada até, ao centro da vila de Redondo, é de facto algo que devemos valorizar. O momento também nos obriga a, quando olhamos para o passado, pensar que todos os dias temos que continuar a fazer obra para otimizar a gestão da água, um bem indispensável, um bem essencial, e que efetivamente temos todos que saber preservar.”

Acabámos por marcar esse momento, são 120 anos de um trabalho que foi iniciado, mas que nunca está concluído, mas também, mais uma vez, voltámos a abordar as valências que a Serra D’Ossa permite trazer ao concelho de Redondo, foi de uma importância tremenda a água que sempre se captou na Serra D’Ossa para abastecer o concelho, ainda hoje existem algumas captações em redor da Serra, que nos ajudam, em alguns períodos mais críticos, a reforçar a nossa capacidade de distribuição de água, mas a Serra, como sabemos, é muito mais do que isso, é um elemento preponderante do nosso território, do nosso concelho, e continua a ser um espaço de atratividade imensa”, acrescentou.

Vamos ter agora no dia 8 de outubro o primeiro Granfondo Serra D’Ossa, temos recursos, remos o centro de cycling, temos os passadiços, temos uma série de valências e continuamos a trabalhar com o Turismo do Alentejo e com os municípios vizinhos para que possamos trazer ainda mais valências. Na próxima semana haverá mais uma reunião de trabalhos, com projetos muito afinados, para promover o turismo nestes cinco concelhos que abraçaram o Projeto Serra D’Ossa. Importa não deixar, depois, de marcar estes momentos que são muito relevantes para o território, e este claramente que é, são 120 anos do trabalho de quem conseguiu, naquela altura, dar um bem essencial ao centro da vila de Redondo” concluiu o edil.

 

 {gallery}120 anos agua redondo{/gallery}

Populares