4.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 2, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Regimento de Cavalaria 3 promoveu exercício “Centauro 15” com a participação de 130 estremocenses, numa altura em que está a ser criado “o Dia da Porta Aberta do Regimento (c/som e fotos)

O Regimento de Cavalaria 3 (RC3), sediado em Estremoz realizou este domingo, dia 10 de maio, o exercício "Centauro 15".

O exercício realizado pelo segundo ano consecutivo teve como finalidade aferir o treino operacional do Esquadrão de Reconhecimento, pertencente à Brigada de Reação Rápida, no cumprimento de várias tarefas.

O exercício “Centauro 15 dividiu-se em duas fases, a realização de fogos reais no Campo Militar de Santa Margarida e o exercício com Forças Militares no Terreno na região de Estremoz.

Os cidadãos concentraram-se no edifício da Junta de Freguesia de Glória, onde lhes foi apresentada a situação tática do exercício e explicado a sua contribuição para a consecução do mesmo.

Posteriormente iniciou-se o exercício em que os cidadãos estremocenses representaram a comunidade portuguesa a ser evacuada, sujeitos à identificação e confirmação.

Numa situação real esta tarefa é da responsabilidade da Embaixada portuguesa no país.

A Rádio Campanário esteve presente para reportar o exercício e falou com o Comandante do Regimento de Cavalaria 3, Coronel Nuno Duarte que começou por fazer um balanço positivo “porque conseguimos reunir 130 estremocenses que colaboraram connosco no treino operacional do Esquadrão de Conhecimento. No ano passado já o tínhamos realizado, identificamos algumas falhas, e este ano minimizamos essas falhas e tentamos criar novos incidentes e julgo que foi muito positivo”.

O Coronel diz que identifica duas áreas muito importantes, “abrir as portas do exército à comunidade civil para que nos possa conhecer, nos possa identificar e para que possa conhecer também o nosso regimento, a outra área também, é transmitir aos civis aquilo que faz o exército, quais são as nossas missões, quais são as nossas tarefas, para as compreender e também desta forma de interação, percebem a nossa forma de treino operacional porque é que existimos, o nosso tipo de instrução e a nossa finalidade”.

O Comandante do Regimento de Cavalaria 3 avançou ainda à Rádio Campanário, que possivelmente no mês de maio, será criado “o Dia da Porta Aberta do Regimento”, referindo, “vamos criar uma visita guiada, onde as pessoas de Estremoz e não só, que nos queiram visitar. Temos um guia que vai mostrar os monumentos nacionais, a nossa sala de honra, o nosso edifício e a nossa vida diária”.

Populares