7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Reguengos de Monsaraz: Cidade Europeia do Vinho 2015 premiada como o melhor evento vinícola. “É mais um reconhecimento (…) em prol do desenvolvimento da promoção dos seus territórios vitivinícolas”, diz José Calixto (c/som)

O Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas elegeu a Cidade Europeia do Vinho 2015 como o melhor evento vinícola europeu do ano. A distinção foi entregue ao Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, na décima edição dos prémios Aurum “Europe – Excellence – Enogastronomic”, que se realizou no XIII Congresso Europeu de Confrarias Enogastronómicas, em Perpignan, França.

No congresso anual do Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas estiveram presente cerca de 110 confrarias dos países membros, nomeadamente de Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Hungria, Grécia, Estónia e Macau.

Sob o tema “O gosto da Europa”, os participantes tiveram a oportunidade de saborear pratos típicos franceses e visitar a região.

Em declarações à Rádio Campanário, José Calixto referiu que o prémio “é mais um reconhecimento para a Cidade Europeia do Vinho para o trabalho do município em prol do desenvolvimento da promoção dos seus territórios vitivinícolas, é um trabalho feito no âmbito de uma Rede Europeia que está em crescimento, uma Rede Europeia de cidades vinhateiras, de territórios vinhateiros, uma Rede Europeia que tem essencialmente Portugal, Espanha e Itália, mas já abrange representantes de outros países da União Europeia, são cerca de 800 cidades, neste momento, que estão na Rede Europeia das Cidades do Vinho e portanto foi o aproveitar deste palco que Reguengos de Monsaraz conseguiu”.

O autarca declara que através destes prémios conseguem-se “os objetivos de Reguengos de Monsaraz, no âmbito dos seus vinhos, os vinhos de Reguengos, no âmbito europeu e noutros continentes onde possamos estar”.

“O valor acrescentado obtém-se pela qualidade dos vinhos, mas também se obtém pela promoção dos territórios e é por isso que nós ficamos felizes ao obter estes prémios como resultado do trabalho de uma grande equipa e dos produtores e de todos os parceiros que estiveram envolvidos neste evento”.              

O Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas distinguiu também a CARMIM com o prémio de melhor adega do ano de 2015.

A CARMIIM foi um dos nove produtores de vinho oficiais da Cidade Europeia do Vinho 2015, em conjunto com o Esporão, Ervideira, Monte dos Perdigões, Adega José de Sousa, Quinta da Várzea, Luís Duarte Vinhos, Monte das Serras e São Lourenço do Barrocal.

Os prémios Aurum “Europe – Excellence – Enogastronomic” distinguiram ainda os melhores de 2015 na Europa nas categorias de restaurante, chef, produtor de vinho, instituição agroalimentar, champagne, indústria tradicional, confraria enogastronómica e simpósio europeu de gastronomia tradicional. A RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho distinguiu Reguengos de Monsaraz como Cidade Europeia do Vinho 2015 pelo valor e pela qualidade da produção vitivinícola da região. 

Populares