13.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Maio 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Reguengos de Monsaraz com sete candidaturas às 7 Maravilhas à Mesa, diz autarca (c/som)

Terminada a primeira fase, as «7 Maravilhas à Mesa» recebeu 182 candidaturas de todo o país, encontrando-se a decorrer a fase de seleção dos 49 pré-finalistas que irão às 7 galas especiais deste concurso que combina as categorias de Gastronomia, Vinhos e Azeites, e Roteiros.

O concelho de Reguengos de Monsaraz participa com 7 mesas, avança à RC José Calixto, presidente da Câmara Municipal.

Estas candidaturas pertencem a privados, sendo que o município se encontrava preparado para “promover diretamente candidaturas se porventura o concelho não estivesse minimamente representado” no concurso.

A variedade de candidaturas apresentadas demonstra que Reguengos de Monsaraz é “um concelho forte nessa matéria e que eventualmente é o concelho de Portugal que tem mais candidaturas”.

O autarca afirma que o concelho se encontra “com toda a motivação” para alcançar uma boa classificação, defendendo que as suas “7 mesas estão em pé de igualdade” com todas as “muito boas mesas” de todo o país que se encontram a concurso.

As 7 maravilhas à Mesa contam com uma parceria com a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), da qual o autarca é vice-presidente. Neste seguimento, aponta que a AMPV indicou júris técnicos com vastos conhecimentos no âmbito da gastronomia e dos vinhos, tendo também contribuído com sugestões que vão ao encontro da “harmonização entre gastronomia, vinho e território”.

Questionado sobre o facto de este prémio no âmbito da gastronomia se poder vir a juntar ao recentemente conquistado título de Monsaraz como Aldeia Monumento, no concurso 7 Maravilhas de Portugal: Aldeias, o autarca afirma – “preferimos ter a responsabilidade de ter a fasquia alta, que é bom sinal”, impulsionando e conciliando uma estratégia de valorização do interior.

 

Populares