3.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Reitores das Universidades Portuguesas reclamam reforço de verbas que afinal está garantido (c/som)

As universidades públicas reclamam um reforço de 60 a 70 milhões de euros nas transferências do Estado para o próximo ano, de forma a poderem submeter os seus orçamentos até ao prazo legal, que termina no final da semana. A diferença prende-se com as consequências das recentes decisões do Tribunal Constitucional (TC), que chumbou as reduções dos vencimentos dos salários dos funcionários públicos que o Governo queria ver aplicadas, o que implicará um aumento de custos fixos para as instituições de ensino superior.

Em declarações à Rádio Campanário, a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, explicou o porquê deste pedido, referenciando que “o que os reitores querem é fazer um cálculo realista do orçamento, o que só pode ser feito se nós inscrevermos em sede de orçamento exatamente os salários que vamos pagar me 2015”.

Com um orçamento de cerca de 41 milhões de euros para a Universidade de Évora, a Reitora garante que o próximo ano lectivo, bem como todas as ações da instituição “não irá estar em risco”, pois o reforço que agora é reclamando “vai sempre haver”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/reitora_universidade21agosto14.MP3{/play}

Populares