4.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ruas de Elvas fotografadas por espanhóis para ver na Casa da Cultura. “É o reflexo do tal contexto que está criado para a cooperação transfronteiriça”, diz Nuno Mocinha (c/som e fotos)

Numa organização da Câmara Municipal de Elvas, em parceria com a Associação Fotográfica Estremenha, foi inaugurada esta sexta-feira, 17 de abril, pelas 20h00, na Casa da Cultura em Elvas, a exposição “Street Photo”, da Associação Fotográfica Estremenha, que poderá ser visitada até 9 de maio.

A mostra coletiva de fotografia tem como objetivo descobrir, mais uma vez, as ruas de Elvas, as suas gentes e alguns aspetos particulares que perduram no tempo na Cidade Património Mundial.

Na cerimónia de inauguração, estiveram presentes os fotógrafos que integram a exposição, bem como familiares e amigos, assim como o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, o vice-presidente Manuel Valério e os vereadores Tiago Afonso e Vitória Branco, e ainda alguns convidados.

Nuno Mocinha, à Rádio Campanário diz que a exposição “é o reflexo do tal contexto que está criado para a cooperação transfronteiriça que nós habitualmente chamamos de Eurocidade, ou seja, é criar eventos destes, proporcionar que eles aconteçam e aqui até se dá um aspeto muito curioso, os artistas são espanhóis, vieram registar algumas imagens de rua da nossa linda cidade e tiveram muito gosto nisso e quiseram mostrar”.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas deixa ainda o desafio, “que se lance uma iniciativa junto dos mais pequeninos tanto de um lado como do outro da fronteira, para que se faça o contrário, ou seja, para que possam ir os pequeninos a Espanha tirar fotografias e depois fazíamos uma exposição em conjunto tanto do lado português como do lado espanhol”.

Guilhermo Herrera, em declarações à Rádio Campanário refere que as ruas de Elvas continuam a surpreende-lo, continua encontrando coisas que fotografar porque Elvas é mais quotidiana, Badajoz surpreende menos, pelo que seria mais difícil encontrar tema em Badajoz, resultando mais facilmente na cidade raiana de Elvas.

No total são 13 autores e 20 fotografias, da autoria de Juan Jose Bolaño Franco, Pedro Bolaño Franco, Pilar Casado Izquierdo, Francisco M. de La Cruz Barrero, Joshua Diaz Caballero, Guillermo Gabardino Herrera, Paco Gamez Gordillo, Lupe Garcia Garcia, Jose Carlos Murillo Larios, Alejandro Ochoa Atienza, Manuel Pedrero Gonzalez, Miguel Angel Rodriguez Plaza e Marisol Salcedo Salcedo.

Populares