10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Seca:“Os animais estão sem alimentos e água; Espero que sobrevivam e nós também” diz Luís Bagulho(c/som)

 

A situação de seca que afeta todo o território continental neste momento, com especial incidência na Região Alentejo, está a deixar os produtores/criadores de gado muito preocupados e com grandes constrangimentos no que diz respeito ao alimento para os animais.

As pastagens estão secas, não há alimento para os animais e o que tem que ser comprado, está com preços bastante superiores aos praticados.

A Rádio Campanário falou com Luís Miguel Bagulho, Presidente da Associação de Criadores de Bovinos da Raça Alentejana, sobre a realidade dos Criadores desta raça e sobre as preocupações que existem no âmbito desta Associação.

O Presidente da Associação de Criadores de Bovinos da Raça Alentejana começou por referir -nos “o estado de espírito neste momento não é bom , estamos a enfrentar uma situação de seca severa e extrema nas zonas onde temos animais, com maior concentração nos distritos do Alentejo, mas também no Ribatejo”.

Luís Bagulho sublinha ainda que “nestas regiões temos uma falta de alimentos para os animais que já se faz sentir fortemente” realçando ainda “que os preços subiram vertiginosamente, e para além disso não há palha ”.

O Presidente da Associação refere ainda “temos um Ministério que se atrasou a pedir e a transmitir à comunidade Europeia os problemas do país e aguardamos que melhores dias venham e estamos a tentar sobreviver.”

A Associação de Criadores de Bovinos da Raça Alentejana representa cerca de 200 criadores, sendo estes problemas transversais a todos.

No que diz respeito às medidas esperadas, Luís Bagulho sublinha “esperamos as medidas que nos foram prometidas para a seca, que tardam em chegar” realçando ainda “esperamos conseguir que os animais sobrevivam, tratar bem deles e mantê-los produtivos.”

O Responsável explicou-nos ainda “bons juros e linhas de crédito bonificados” ainda que isso esclarece “nos aumente o endividamento.”

Luís Bagulho queixa-se ainda da “falta de água para os animais” realçando a necessidade de novas barragens, queixando-se que a maior parte do território não está regado.

O Presidente da Associação de Criadores de Bovinos da Raça Alentejana conclui referindo “já há situações dramáticas no Baixo Alentejo e a crise vai aumentando cada vez mais” acrescentando que as chuvas dos últimos dias “estragam mais do que ajudam.”

Populares