20.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Maio 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Secretário de Estado pretende reconciliar a floresta com o país através do programa “Jovens para a Floresta” (c/som)

Presente na XVIII Feira do Montado em Portel, e em declarações à Rádio Campanário, o novo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, transmitiu a todos uma mensagem de confiança e realçou o trabalho conjunto dos municípios.

Entre várias sugestões para a defesa da floresta contra os incêndios, o Secretário de Estado apresentou um programa de intervenção territorial que irá ser lançado em breve junto de alguns municípios escolhidos pelo Governo, onde as comunidades intermunicipais irão ter um importante papel.

O principal objetivo do projeto é adaptar “os vários instrumentos que temos no PDR 2020” a cada região, “trabalhar também com o fundo florestal permanente”, que foi agora reforçado de 20 milhões de euros para 67 milhões de euros e ainda criar gabinetes técnicos florestais intermunicipais para fazer o planeamento.

Para além de todos os movimentos de voluntariado que têm ocorrido pelo país, pretendem ainda “fazer uma forte ligação com as escolas” através do programa “Jovens para a floresta”.

Este projeto orçamentado no próximo ano no fundo florestal permanente criado pelo Instituto da Juventude e apoiado pelo Ministério da Agricultura, tem como principal objetivo criar uma ligação entre os jovens e a floresta: “É este conjunto de atividades de ligação com a sociedade que pode fazer com que a floresta se volte a reconciliar com o país”, conclui Miguel Freitas.

Populares