22.6 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Seg.Social de Évora fornece 30 mil refeições por mês ao abrigo do Programa de Emergência Alimentar. “É uma resposta social bem delineada”, diz Sónia Ferro (c/som)

O Distrito de Évora tem neste momento 24 cantinas sociais distribuídas pelos 14 concelhos que servem mensalmente 30 mil refeições a idosos e famílias em situação de carência alimentar, o que representa cerca de 75 mil euros.

As cantinas sociais funcionam em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no âmbito de contratos celebrados ao abrigo do Programa de Emergência Alimentar (PEA), criado pelo atual governo, em março de 2012.

À Rádio Campanário a diretora da Segurança Social de Évora, Sónia Ferro, refere que “é uma resposta social que está bem delineada, tem sido bem acolhida pelas instituições, um programa bem conseguido quer do ponto de vista da resposta quer do ponto de vista da população alvo”.

Sónia Ferro conta que está a ser preparada a renovação do protocolo com as Cantinas para os próximos três meses, “em alguns casos os acordos não tiveram a execução a cem por cento e estamos a rever em baixa o número de refeições diárias, uma vez que se verificou que em alguns casos as instituições não estão a servir a totalidade do número de refeições protocoladas.

A diretora da Segurança Social de Évora diz ainda que este tipo de resposta é talhada de uma forma dinâmica, “com alguma periodicidade vamos ajustando às realidades concretas, sem prejuízo para os concelhos”.

Mas a resposta social estende-se também ao apoio da rede de camas, Sónia Ferro conta que a capacidade instalada entre todas as respostas existe “um total de acordos de cooperação que cobrem a capacidade total de 693 utentes num total de 16 respostas, o que representa 119 mil euros/mês nas transferências”, acrescentando, no concelho de Vila Viçosa estão contratualizadas 329 camas com transferências no valor de 71 mil euros só para a área das pessoas idosas”.            

{play}http://radiocampanario.com/sons/Sonia%20Ferro%20cantinas23julho14.MP3{/play}

Foto:D.R.

A Segurança Social do Distrito de Évora, no primeiro semestre de 2014 forneceu 115 378 refeições tendo sido comparticipado 434 267,50 euros às IPSS. 

Populares