10.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Segunda superlua no mês de Agosto nos dias 30 e 31!

Ciberia

O mês de agosto tem sido um verdadeiro deleite para os entusiastas da astronomia, com uma série de eventos celestiais extraordinários iluminando o céu noturno. Começando com a magnífica Superlua do Esturjão no início do mês, seguida pela deslumbrante chuva de meteoros Perseidas, popularmente conhecida como a Noite de São Lourenço, e culminando com uma segunda Lua cheia no final do mês, a chamada Superlua Azul.

A Superlua refere-se a uma fase de Lua cheia que ocorre quando o nosso satélite natural está próximo do perigeu, o ponto mais próximo da sua órbita à Terra. Nesse momento, a Lua parece ligeiramente maior em tamanho angular e mais brilhante, devido à sua maior proximidade. Essas variações, embora sutis, são perceptíveis a olho nu.

Um fascinante truque matemático com 800 anos pode vir a ser a chave para a navegação lunar em futuras missões espaciais. De acordo com os cálculos dos astrônomos, a próxima Lua cheia estará a apenas 357.344 km da Terra, marcando a passagem mais próxima do satélite ao longo do ano. Vale destacar que a distância média da Lua em relação à Terra é de cerca de 384.400 km.

É importante esclarecer que a Superlua Azul não adquire uma coloração azul. Na verdade, o termo “Lua Azul” (que neste caso se refere à proximidade) é usado para descrever a segunda Lua cheia num único mês. A confusão teve origem no inglês, idioma no qual o termo “blue” não apenas se refere à cor, mas também a um estado de espírito melancólico. Como normalmente há uma única Lua cheia por mês, a ocorrência de uma segunda Lua cheia é vista como uma situação “fora do comum”, associada a um estado emocional melancólico.

Embora não seja algo frequentemente observado, duas Luas cheias num mês ocorrem a cada 2,8 anos. Isso é consequência do mês sinódico, o tempo que a Lua leva para completar a sua órbita ao redor da Terra e realinhar-se com o Sol. A cada 2,8 anos, em vez das usuais 12 Luas cheias em um ano, temos 13. Isso permite que uma segunda Lua cheia ocorra no final do mês, se a primeira ocorrer no início.

Embora seja raro, em maio de 2026 teremos a oportunidade de apreciar novamente duas Luas cheias em um único mês. Portanto, não podemos deixar escapar a chance de testemunhar o espetáculo da Superlua Azul nesta noite, de 30 a 31 de agosto. 

 

 

Fonte: METEORED

Populares