26.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Julho 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Seis segredos para descobrir no Alentejo

Foto: nasombradaluz

O Alentejo é uma caixa de surpresas no que toca a descobrir pequenas coisas, quer seja pela sua história ou pelas belezas que apresentam.

A começar pela pedreira com 14 pisos debaixo de terra, localizada em Estremoz. Conhecida como Plácido Simões, desce mais de 80 metros em profundidade com 14 pisos.

De seguida, a coleção de azulejos do Hotel Convento de São Paulo, em Serra d’Ossa. Apresenta-se como um museu e um motivo de visita para quem tem na azulejaria uma paixão. Tem cerca de 54 mil azulejos.

A cortiça transformada em acessórios é uma boa desculpa para por em dia uma conversa sobre a sua importância na região, país e mundo. É possível fazer-se todo o tipo de produtos, desde malas, carteiras, chapéus e até figuras religiosas.

A fábrica onde se fazem chocalho, nas Alcáçovas, sendo considerada Património Imaterial da UNESCO. As pinturas da Ermida de São Neutel/ Santa Águeda na Vila Nova da Baronia, é preciso bater à porta dos caseiros para observar a pequena igreja cativa pelos desenhos e as cores.

Por fim, a Casa Terreiro do Poço uma casa secular que ainda mantém algumas das suas características originais como as abóbadas de tijolo-burro ou as pinturas murais. Pode visitar-se em Borba.

Fonte: Observador

Populares