25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sem serviço militar obrigatório: Cabeção mantém viva a festa das Sortes. Veja o vídeo.

Na localidade de Cabeção, situada no município de Mora, o Grupo Oh 63 tem promovido, há mais de quatro décadas, a celebração conhecida como a Festa das Sortes. Este evento singular assinalava a passagem dos jovens para a idade adulta. Tradicionalmente ocorria durante o Carnaval, estendendo-se por quatro dias, de sábado a terça-feira.

Contudo, com a abolição do Serviço Militar Obrigatório em 2004, esta prática cultural específica desapareceu da vila. Apesar disso, o Grupo Oh 63 continua a realizar a Festa das Sortes no sábado de Carnaval, insistindo na preservação desta tradição.

Neste dia a festa, dos homens do grupo, agora na casa dos sessenta anos, percorrem as pelas ruas da vila ao som do acordeão, tocado pelo mesmo músico que os acompanhava na festa original, há 43 anos, carregando a típica vara de chouriços, um presente tradicional durante o percurso pela vila, que servia como aperitivo para as refeições nas antigas adegas ou tabernas. Assim, a tradição mantém-se viva, reforçando a reputação de Cabeção como um bastião das tradições.

Creditos: Maravilhas do Alentejo

Populares