22.6 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Senado aprova estatutos da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da UÉ

Universidade de Évora

O Senado da Universidade de Évora, órgão consultivo no âmbito do planeamento estratégico da Universidade, aprovou no dia 06 de outubro de 2021, os estatutos da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da UÉ, em conformidade com as alterações aos Estatutos da academia eborense publicadas em fevereiro último em Diário da República, conforme divulgado pela Universidade de Évora.

Esta é uma aposta da Universidade de Évora que pretende oferecer uma abordagem inovadora da formação académica na área da Saúde, fortalecendo a sua relação com a comunidade, os parceiros e a região do Alentejo.

Para Ana costa Freitas este projeto vai “impulsionar a formação e investigação nas áreas da clínica associadas a problemas de comorbilidade presentes na maioria das pessoas de mais idade, numa ótica transdisciplinar e inovadora”.

Évora contava já com a Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, um estabelecimento “bastante conceituado, na sua área” como recorda Ana Costa Freitas, indicando que, “a nossa intenção era que a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano pudesse integrar a Escola de Enfermagem São João de Deus, porém, uma vez que esta é de caracter politécnico o regime jurídico não o permite” sublinhou sem esquecer que “como é óbvio há aqui um grande trabalho de cooperação” entre as duas unidades orgânicas.

A Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano vai agora dar início à sua formação de profissionais que contribuam para a humanização dos serviços de saúde, procurando igualmente oferecer respostas mais eficazes e eficientes para os principais desafios atuais de saúde pública, prestando especial atenção ao perfil marcante da população desta região. Atualmente a ESDH oferece formação de 1.º ciclo (licenciaturas) em Ciências do Desporto e de Reabilitação Psicomotora, enquanto a formação de segundo ciclo, (mestrado) engloba, nomeadamente o curso de Direção e Gestão Desportiva; Exercício e Saúde e  de Psicomotricidade.

A Reitora faz ainda notar que a UÉ pretende submeter à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) o curso de Ciências Biomédicas, já no que diz respeito ao curso de medicina, Ana Costa Freitas, recorda que um objetivo, mas que só será possível “quando houver condições sólidas no que diz respeito ao corpo docente, ao apoio laboratorial e à investigação a decorrer, para a abertura deste curso”.

Com a aprovação da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, a Universidade de Évora, contempla agora quatro escolas de natureza universitária uma de natureza politécnica, bem como o Instituto de Investigação e Formação Avançada.

Populares