15.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sonha fazer cinema? Casting para Filme “As Estações” está aberto em Montemor-o-Novo!

@envato

 

A produtora “O Som e a Fúria” está a preparar a rodagem do documentário “As Estações”, realizado por Maureen Fazendeiro.

Nesse âmbito, esta produtora independente irá promover um casting para rapazes e raparigas, entre os 7 e os 12 anos, residentes em Montemor-o-Novo e arredores, que estejam disponíveis entre 10 e 22 de julho. Para tal, os interessados devem enviar fotos, nome, idade e contacto do encarregado de educação para: filme.as.estacoes@gmail.com.

O filme conta com o apoio da RTP, tendo a Direção Regional de Cultura do Alentejo já reconhecido a pertinência cultural e artística do projeto, sendo este subsidiado pelo Ministério da Cultura, através do Instituto do Cinema e Audiovisual. Tal como os anteriores projetos desta realizadora, o filme não tem um cariz comercial, prevendo-se que a sua exibição irá começar pelos festivais internacionais de cinema de autor.

O tema do filme parte do trabalho desenvolvido pelos arqueólogos alemães Vera e George Leisner no território alentejano, sobretudo em Montemor-o-Novo, Évora, Redondo e Reguengos de Monsaraz. Depois de uma minuciosa fase de pesquisa, indo ao encontro do trabalho de investigação levado a cabo pelos arqueólogos (não apenas através do arquivo Leisner, mas também com o insubstituível apoio dos atuais arqueólogos dos Municípios), o filme retratará histórias em torno das quatro estações do ano, no Alentejo Central.

Algumas das situações a filmar são puramente documentais, mas outras não. Através de um trabalho próximo com a Oficina da Criança, foi realizado um atelier de escrita para cinema documental com um grupo de crianças de Montemor-o-Novo. Este Atelier visou um encontro entre um passado que persiste e o futuro próximo. A proposta da realizadora foi criar um atelier de escrita onde fossem desenvolvidas histórias originais sobre as Lendas do Alentejo. Deste modo, as crianças são coautoras e protagonistas desta narrativa, a ser filmada no verão de 2023. As ideias cinematográficas desenvolvidas pelo grupo de trabalho do Atelier serão integradas no filme.

Populares