5.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sousel comemora 500 anos do Foral Manuelino. “Queremos viver a vida com tanta voracidade, que acabamos por não nos aperceber da riqueza importante que foi a história da nossa terra”, diz Armando Varela (c/som e fotos)

Comemoram-se este ano os 500 anos do Foral Manuelino da Vila de Sousel, concedido pelo rei D. Manuel, no dia 13 de fevereiro de 1515.

O Foral Manuelino de Sousel é um documento histórico que importa preservar e divulgar, pois constitui um símbolo da identidade da vila, ao mesmo tempo que perspetiva o futuro, sendo indispensável para o conhecimento do passado histórico das gentes de Sousel.

Ao longo do ano, a Câmara Municipal vai promover um conjunto de ações comemorativas, com a realização de cerimónias, tendo a primeira acontecido este domingo, 22 de fevereiro, com uma Arruada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Sousel, pelas 9h30 e o Hastear da Bandeira, meia hora depois. Seguiu-se uma Teatralização da entrega do Foral pelo Grupo de Teatro Sénior, na Praça da República.

A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia e falou com o presidente da Câmara Municipal de Sousel, Armando Varela.

O autarca começou por dizer que “Sousel tem muita história, todos nós temos muita história, eu acho que às vezes queremos viver a vida com tanta voracidade, com tanta rapidez, que acabamos por não nos aperceber da riqueza importante que foi a história da nossa terra”.  

“Costumamos dizer que Sousel não tem muito património edificado, mas o que é facto é que estamos a pisar em solo que estava edificado há 500 anos, tem uma particularidade especial, tem uma riqueza das suas gentes, tem as suas tradições e sobretudo o que estamos empenhados ao longo deste ano de 2015 em que se comemoram os 500 anos do Foral Manuelino, é sobretudo, criar tipologias de intervenção justamente dentro da área de reabilitação urbana, seja reabilitando algumas ruas antigas, mas criando um projeto para intervenção em cada casa que está degradada dentro deste miolo histórico”, anuncia Armando Varela.

Populares